Polícia

Piloto de avião com drogas cumpria pena em regime aberto

Segundo a Dicap, José Elciclei Calixta de Oliveira, 43 anos, deu entrada no sistema prisional em 2014 por crime de estupro de vulnerável

Conforme adiantamos mais cedo, duas pessoas foram presas por envolvimento direto com o avião que fez pouso forçado na manhã deste sábado, dia 6, na BR-174, no município de Iracema, Centro-Sul de Roraima. A aeronave transportava aproximadamente 450 quilos de cocaína pura, segundo informou a Polícia Federal (PF).

A FolhaWeb obteve a informação junto a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), de que o piloto da aeronave, José Elciclei Calixta de Oliveira, cumpria pena no sistema prisional roraimense.

 Consta na ficha criminal de Calixta que ele deu entrada no sistema prisional no dia 20 de setembro de 2014, por crime de estupro de vulnerável, sendo recolhido preventivamente na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). Em 13 de maio de 2015, ele acabou sendo transferido Pamc para a Cadeia Pública Masculina de Boa Vista (CPMBV), em virtude de apresentar bom comportamento durante o período em que ficou recluso naquela unidade.

Em 22 de agosto de 2017, ele acabou sendo condenando a pena de nove anos, inicialmente em regime fechado, pela Vara de Crimes contra Vulneráveis. No entanto, em 9 de outubro do mesmo ano, acabou tendo conduta carcerária classificada como boa, em virtude de não ter cometido nenhuma falha grave.

No mesmo mês, mas especificamente no dia 23, o detento acabou ganhando progressão de pena para o regime semiaberto, tendo ainda ganhado o direito da saída temporária de fim de ano.

Ainda segundo a Dicap, em dezembro de 2017, José Elciclei Calixta acabou sendo transferido da CPMBV para o Centro de Progressão Penal (CPP), unidade que funcionava na época no bairro Pintolândia, onde também ganhou o direto de sair para trabalhar durante o dia e regressar a noite. No dia 28 de maio deste ano, ele foi novamente transferido do CPP para a Cadeia Pública, onde ainda cumpria pena.

O que chama a atenção em sua ficha é a quantidade de vezes que ele foi beneficiado com a saída temporária. Foram sete permissões concedidas entre 2017 e 2019, sendo a última datada do dia 11 de maio.

Avião que transportava mais de 400 quilos de cocaína está retido no pátio da PRF no Água Boa (Foto: Aldenio Soares)

José Elciclie tem 43 anos e é natural da cidade de Santarém, no Pará. Ele foi encaminhado juntamente com outro elemento para a sede da Polícia Federal, que fica no bairro Treze de Setembro. A aeronave está retida no pátio do Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região do Água Boa, zona Rural de Boa Vista.