Polícia

Polícia Federal e Exército finalizam primeira fase de operação em Garimpo

Foram inutilizados 35 motores de propulsão e 11 geradores de energia

Com o objetivo de investigar as ações de garimpeiros ilegais contra a comunidade Palimiú, a Polícia Federal realiza ação de retirada de garimpeiros da terra indígena Yanomami. Segundo a PF, a ação busca combater os crimes ambientais de garimpo que provocavam a degradação do meio ambiente no entorno de Palimiú. 


A ação ocorre entre os dias 12 de maio e 4 de junho (Foto: Divulgação) 

Em Roraima, os ataques ocorridos no mês passado contra indígenas em Palimiú deram início a uma investigação que segue em curso pela Polícia Federal.

Entre os dias 12 de maio e 4 de junho, o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal juntamente com o Exército brasileiro desativou sete garimpos ilegais na Comunidade Indígena Palimiú.

Foram inutilizados 35 motores de propulsão, 11 geradores de energia, 1 embarcação, 4500 litros de óleo diesel, 1 solda elétrica e a apreensão de 50 munições Cal 20, 4 munições Cal 38 e 750 g de mercúrio. A primeira fase da Operação Palimiú, que ocorre em conjunto com o Exército brasileiro,IBAMA, FUNAI e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Yanomami), desenvolvida na comunidade indigena Palimiú e áreas de garimpos próximas, todas dentro da Terra indígena Yanomami. 


Polícia Federal e exército finalizam primeira fase de operação em Garimpo (Foto: Divulgação)