Polícia

Polícia Federal prende garimpeiro que coagia testemunha

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã dessa sexta-feira, 1o de novembro, três Mandados de Busca e Apreensão e um Mandado de Prisão nos municípios de Pacaraima, Norte do Estado, e em Boa Vista, além de simultaneamente outros policiais que atuam no estado do Rio Grande do Norte também cumprirem mandados em Natal. Todas as ordens foram expedidas pela 1a Vara da Justiça Federal em Roraima.

A ação tinha como alvo a prisão de um homem que estaria coagindo testemunha de um processo que responde após ter sido flagranteado embarcando com 3kg de ouro do Aeroporto Internacional de Boa Vista. O indivíduo foi preso em uma residência abordada pela equipe ainda na manhã de ontem.

A tentativa de embarque aconteceu em setembro de 2018. Na época, o suspeito apresentou documentos falsos para tentar dar aspecto de legitimidade ao ouro, falsidade que foi confirmada por uma testemunha enganada pelo homem.

No curso das investigações, a testemunha foi coagida pelo homem a alterar a versão dos fatos, com o objetivo de tentar reaver o ouro apreendido. Se condenado, o suspeito pode pegar até 20 anos de prisão pelos crimes de Usurpação de Bem da União, Uso de Documento Falso, Coação no Curso do Processo e Lavagem de Dinheiro. (J.B)