Polícia

Polícia de RR encontra foragidos após assalto a Lojas Americanas

Agentes da Divisão de Captura da Sejuc e policiais do Sistema Penitenciário de Roraima fizeram contato com servidores do Sistema Prisional do Maranhão e descobriram o dois foragidos

Dois foragidos da Cadeia Pública de Boa Vista foram presos em Bacabal, Estado do Maranhão, no último domingo, dia 1o, após cometerem um assalto a uma loja. Eles foram identificados como José Marcos Freitas Mendes, vulgo Sapinho ou Sapulha, de 29 anos e Lourivan Lima Freitas, o “Feijão” ou “FJ” 34 anos. No momento da abordagem policial, ambos deram nome falso. 

Lourivan disse que se chamava Rafael Araújo de Sousa. O outro fugitivo deu o nome de José Marcos Feitosa Mendes, portanto, trocou um dos sobrenomes. A intenção da dupla era ludibriar a equipe policial, composta por policiais civis da 16ª Delegacia de Polícia de Bacabal com apoio da Polícia Militar daquele município.

Os dois indivíduos estavam foragidos da Cadeia Pública de Boa Vista desde o dia 20 de agosto do ano passado, quando ao menos 40 detentos fugiram por um buraco que fizeram na parte lateral do muro do presídio. Lourivan cumpria pena em regime fechado, condenado há 5 anos, 6 meses e 25 dias, por tráfico de drogas e havia contra ele um mandado de prisão para ser cumprido.

José Marcos estava cumprindo pena na Cadeia Pública por roubo qualificado, com emprego de arma de fogo e já tinha sido condenado há 2 anos, 9 meses e 10 dias. Os fugitivos estavam entre os criminosos que roubaram agências bancárias, lojas, casas lotéricas e se refugiaram no quilômetro 55 do município do Cantá, região Centro-Leste do Estado. O bando era conhecido como quadrilha do Vandrinho que, em confronto com a polícia teve quatro integrantes mortos.

Agentes da Divisão de Captura da Sejuc e policiais do Sistema Penitenciário de Roraima fizeram contato com servidores do Sistema Prisional do Maranhão e descobriram que após a prisão em flagrante dos dois sujeitos, José Marcos Freitas Mendes foi solto pela justiça, no entanto, acabou sendo novamente preso por conta do mandado de prisão em aberto.

Lourival foi preso enquanto seguia na garupa de uma moto em direção à Rodoviária de Bacabal, de onde pegaria um ônibus para outra cidade, de modo que a tentativa de fuga foi frustrada. Na Delegacia, ele contou que a intenção era fugir para São Luis. Ele estava em posse de R$ 691,00, provavelmente fruto do assalto.

José Marcos Feitosa Mendes foi preso numa residência do bairro Coelho Dias e dentro da casa estava grande parte dos produtos roubados na Loja, dentre eles, celulares e notebooks. A Polícia do Maranhão ainda investiga o caso por considerar que há outros envolvidos no assalto que ainda estão escondidos em Bacabal.

No celular de um dos fugitivos havia um vídeo gravado de dentro de uma caminhonete, na BR-174, ocasião em que retornavam do município do Amajarí, onde fizeram alguns assaltos no dia 17 de setembro do ano passado. No total, 12 indivíduos estavam dentro do automóvel. A Justiça de Roraima deve pedir a transferência dos dois foragidos. (J.B)