Polícia

Polícia prende em Manaus mulher que comandava o tráfico em Rorainópolis

A mulher é considerada de alta periculosidade e apontada como a “comandante” da organização criminosa que executava pessoas e comandava o tráfico na região

Uma investigação de agentes da Delegacia de Polícia Civil de Rorainópolis, no Sul do Estado, que durava cerca de um ano, culminou na prisão de uma jovem de 28 anos conhecida pela alcunha de “Drica”, suspeita de chefiar uma Organização Criminosa e por comandar o tráfico de drogas na região, principalmente na vila Nova Colina. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18, numa ação integrada com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) do Amazonas. 

O objetivo foi cumprir mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Comarca de Rorainópolis. A abordagem aconteceu no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, ocasião em que a acusada foi presa em flagrante por tráfico de drogas portanto 209 gramas de pasta base e 86 gramas de cocaína.

As investigações para esclarecer os crimes praticados por Drica, que na região era conhecida como ‘Rainha do Crime’, vinham sendo coordenadas pela delegada Suébia Cardoso, com o apoio do delegado titular de Rorainópolis, Cid Guimarães. De acordo com a delegada, a prisão era um desafio para a Polícia Civil em Rorainópolis. A mulher é considerada de alta periculosidade e apontada como a “comandante” de uma organização criminosa, com poder de mando, inclusive para execução de pessoas de grupos rivais e até da mesma facção, caso praticassem insubordinação.

Da organização criminosa comandada pela acusada, as investigações e diligências resultaram na prisão de 42 pessoas em Rorainópolis. Essas prisões foram determinantes para colocar a jovem como líder da organização criminosa e chefe do tráfico de drogas na região. “Ela é apontada como uma pessoa fria, perigosa e responsável pela ordem de execução de várias pessoas, conforme ficou constatado pelas investigações”, destacou a delegada.

Suébia Cardoso representou pela prisão preventiva da acusada. Entretanto, as investigações apontaram que ela havia fugido para Manaus. Com apoio de policiais de Manaus, foi montada a operação para dar cumprimento ao mandado de prisão. 

“Foram três dias de campana das equipes, no intuito de conseguir prendê-la. Mas somente hoje [ontem, dia 18] nós obtivemos êxito”, ressaltou a delegada. Durante as diligências para prendê-la, os policiais encontraram drogas e material para dolagem, o que também possibilitou a lavratura do flagrante.

“É importante ressaltar que devido à prisão em flagrante, realizada em Manaus, no momento das diligências para cumprir o mandado de prisão em desfavor dela que não deve ir para Roraima agora”, pontuou a delegada Suébia Cardoso.

Mulheres eram usadas como intermediários para vender drogas

A delegada esclareceu que duas mulheres foram presas no Sul de Roraima nos últimos anos, cada uma em períodos diferentes, com um quilo de drogas cada uma. As investigações apontaram que “Drica” era a dona da droga e as duas mulheres seriam as intermediárias para entregar na região, a fim de serem comercializadas.

“De 2018 para 2019, a Polícia Civil de Rorainópolis efetuou a prisão de 98 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e organizações criminosas. Destas, ficou comprovado que 42 eram da organização criminosa comandada pela Drica. Durante as investigações para prender essas pessoas e o interrogatório delas, ficou comprovada que ela seria a chefe dessa organização criminosa na Região do Sul do Estado”, disse a delegada acrescentando que, tanto a suspeita quanto outro traficante, que também teve a prisão decretada e está foragido, têm ligações com traficantes do Rio de Janeiro.

No interrogatório dela, realizado na tarde de ontem, em Manaus, confessou para a delegada Suébia Cardoso que comanda uma organização criminosa em Nova Colina, e na Sede de Rorainópolis. A jovem disse que assumiu o comando do tráfico de drogas na região após a morte do marido dela, ocorrido em agosto de 2017, após uma disputa com uma facção rival. Depois da morte do marido, a mulher passou a se envolver com outro traficante, amigo do marido dela, que atualmente está preso. “Ela disse ainda que a cada 20 dias mandava uma remessa de drogas de Manaus para a região Sul do Estado”, disse a delegada.

No intervalo entre 2018 e 2019, foram apreendidos nas ações que ocorreram naquela região 5,09 kg de drogas, 19 armas de fogo, 20 veículos e R$ 7.570 em espécie. Todas essas ações, no Sul do Estado, contaram com o empenho dos policiais civis de Rorainópolis, principalmente do Setor de Operações e de policiais militares que atuam no mesmo município. (J.B)