Polícia

Polícia prende ex-guarda venezuelano e comparsa após roubos

Dois criminosos de origem venezuelana, com idades de 27 e 23 anos, roubaram uma moto Yamaha/Crypton, cor preta, numa via pública do bairro Cinturão Verde e, a partir deste crime, a Polícia descobriu que eles praticaram diversos outros delitos na Capital, sendo presos na tarde da sexta-feira, 16, também em via pública, por uma guarnição do Grupo de Ações Motorizadas (GAM) da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os bandidos já tinham realizado assaltos na mesma segunda-feira e durante toda a semana, mas não contavam com a possibilidade de que uma das vítimas fosse policial civil. Na manhã da quinta-feira, 15, o policial retornava para casa, caminhando, depois de tomar café num estabelecimento próximo de sua residência. Quando chegou em frente ao seu imóvel, sofreu a abordagem dos criminosos que tentaram roubá-lo, ocasião em que o garupa saltou do veículo tentando sacar a arma.

O Policial contou que se antecipou, esquivando-se da ação criminosa e buscando local seguro. Em seguida, trocou tiros contra os meliantes, fazendo com que os dois fugissem. O garupa correu por algumas ruas e foi perseguido pela vítima até a esquina da rua Manoel Felipe com José Aleixo, no bairro Asa Branca, momento em que subiu novamente na moto e ambos fugiram pela contra mão, sentido bairro Buritis. Imediatamente as investigações foram iniciadas por outro agente. A vítima e o colega de profissão tiveram acesso a imagens de câmeras de segurança de residências que ficam na rua José Aleixo.

Somente ao divulgar que tinha sido alvo dos bandidos, a vítima descobriu que a moto tinha sido roubada dias antes, com emprego de arma de fogo. Na mesma tarde, o policial saiu a pé para obter outras imagens em casas vizinhas a sua e deparou-se com a mesma dupla transitando no mesmo veículo e, ao consultar a placa, constatou a restrição de roubo e furto.

Percebendo que estava novamente diante dos assaltantes, pediu auxílio a um motociclista para seguir a dupla de criminosos. Na garupa da moto do popular, o agente fez a perseguição aos suspeitos pela avenida Via das Flores, bairro Pricumã e em determinado momento eles pararam numa oficina mecânica, ocasião em que o policial pediu reforço.

O popular que pilotava a moto estava muito nervoso e não conseguiu acompanhar os elementos, perdendo-os de vista. Várias diligências foram feitas ao longo de toda a tarde da quinta-feira, mas sem êxito. Na borracharia, os proprietários de origem venezuelana contaram que os dois indivíduos também eram venezuelanos e gostariam de apertar a corrente da moto, mas como o borracheiro não estava presente, não quiseram esperar. A mulher garantiu que nunca tinha visto os sujeitos anteriormente.

A PRISÃO – Somente na tarde da sexta-feira, 16, o GAM fez abordagem aos suspeitos nas proximidades da praça do bairro Asa Branca e os dois foram encaminhados ao 2° DP para que a autoridade policial tomasse conhecimento dos fatos. A vítima compareceu à Delegacia e fez o reconhecimento dos homens como autores do crime. O agente de Polícia Civil fez um longo agradecimento, elogiando também o empenho das forças de segurança. 

“Quero aqui deixar registrados os meus agradecimentos a todos os integrantes das forças de segurança de nosso estado de Roraima, especialmente aos Guardas Municipais que lograram êxito em localizar e efetuar a prisão da dupla de venezuelanos. Deixo registrado, por fim, agradecimento ao delegado Domingos Sávio, que autuou a dupla em flagrante delito por roubo consumado, haja vista os delitos que os infratores vêm praticando desde a última segunda-feira (12) nesta capital. Infelizmente não localizamos armas depois de diligenciarmos com os autuados, um dos quais é abrigado na Operação Acolhida”, declarou.

Na Delegacia, descobriu-se que um dos indivíduos presos era cabo da Guarda Bolivariana e vice-presidente do comando de Guarda. A dupla foi encaminhada para audiência de custódia a fim de que a Justiça decida sobre a conduta criminosa. (J.B)

Publicidade