Polícia

Polícia trabalha com hipótese de simulação ou crime premeditado

O delegado geral da Polícia Civil, Hebert Amorim, reforça que as forças de segurança não afastam nenhuma linha de investigação

O delegado geral da Polícia Civil, Herbert Cardoso, destaca que as linhas de investigações no caso do sequestro do jornalista Romano dos Anjos têm várias frentes, incluindo uma possível simulação ou crime premeditado. A informação foi repassada nesta quinta-feira, 29, na atualização do andamento da investigação do crime. 

O delegado afirma que ainda não tem nomes de suspeitos e também qual a motivação do crime, mas reforça que a investigação não afasta nenhuma hipótese já levantada até o momento e os policiais se desdobram para esclarecer o caso.

“Nenhuma das hipóteses podem ser descartadas. Temos hipóteses de simulação, de que tenha sido um crime premeditado, planejado. Então tudo é levado em consideração, não descartamos nada”, afirmou.

Sobre os autores do crime, o delegado geral destacou que pelas características das pessoas que agrediram o jornalista, a forma como foi invadida a residência dele, tudo leva a crer que são profissionais. 

“Até mesmo pela forma como estavam vestidos, com bala clava, camisas de manga comprida preta, calça e bota preta, luvas, a forma com que se comunicavam, com aparelhos de rádio transmissores. Isso tudo nos leva a crer que é um grupo de pessoas preparadas para praticar esse ato covarde contra a vítima Romano dos Anjos”, observou.

O jornalista Romano dos Anjos, ao lado da esposa Natasha Vasconcenlos, no momento do socorro (Foto: Aldênio Soares)

Telefone de esposa do jornalista é encontrado

O delegado Geral informou ainda que o telefone celular do jornalista, apreendido ainda na noite do crime, foi encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística. O telefone celular da esposa da vítima, não foi localizado no mesmo dia. Entretanto, uma equipe do Instituto de Criminalística realizou uma busca minuciosa no local, com um detector de metal e localizou o aparelho, que já se encontra no Instituto.

“Estamos aguardando os laudos das perícias de impressões digitais e da análise dos celulares do jornalista e da esposa dele. Encontramos o celular dela, que estava desaparecido. A equipe da Criminalística localizou este celular no local próximo ao que foi jogado o de Romano dos Anjos”, explica Hebert.

O aparelho foi encontrado após uma busca minuciosa, durante o dia, com um detector de metal. “Então vamos aguardar a autorização das vítimas, para que possamos utilizar um aparelho específico, que vai captar e extrair as informações, que possam auxiliar as investigações e chegar a alguma conclusão, a alguma pista, uma nova linha de raciocínio para essa investigação e que possamos concluir o mais breve possível”, disse o delegado Geral.

Outro detalhe do andamento da investigação é que a esposa da vítima, Natasha Vasconcelos, foi ouvida na manhã de quarta-feira (28), no 1º Distrito Policial. A Polícia Civil acertou com o advogado do jornalista para formalizar o depoimento dele, o que deve acontecer no Hospital onde está internado.

Diligências ainda estão sendo realizadas, dentre elas, uma para a identificação da rota usada pelos criminosos que sequestraram o jornalista, com o objetivo de identificar as placas e localizar os veículos usados no crime.

Para o delegado geral a investigação tem um longo caminho a percorrer, passando por oitivas das vítimas, das testemunhas, análises periciais, análises de imagens, diligências e monitoramentos que estão em andamento.

“É um trabalho minucioso, um trabalho técnico, imparcial da Polícia Civil, onde o governador pediu que concentrássemos todos os esforços para poder elucidar o mais breve possível este caso, sem deixar nenhuma dúvida, nenhum questionamento ou qualquer interrogação que seja com a autoria deste delito. Assim que tivermos uma prova, um contexto probatório, robusto e capaz de identificar os autores, vamos concluir  o inquérito e informar a toda a sociedade roraimense que está ansiosa para ver solucionado este caso”, frisou.

ENTENDA O CASO – O sequestro do jornalista Romano dos Anjos está sendo investigado por uma força-tarefa coordenada pela equipe de policiais do 1º Distrito Policial, com a participação do Grupo de Resposta Imediata (GRI) e Núcleo de Inteligência (NI).  

O sequestro ocorreu na noite de segunda-feira, 26, ocasião em que todas as forças de Segurança envidaram esforços no sentido de localizar o jornalista ainda com vida, o que ocorreu na manhã de terça-feira, 27.

Leia mais: