Polícia

Policiais Civis participam de instrução de tiros com fuzil

Vinte e sete policiais civis de Roraima participaram de uma instrução de tiros com uso de fuzil calibre 5,56

Vinte e sete policiais civis de Roraima participaram de uma instrução de tiros com uso de fuzil calibre 5,56, modelo IA2, no Stand de tiros do Exército Brasileiro, na manhã dessa sexta-feira, 7.

Os policiais que participaram da capacitação integram os SIOPs (Setor de Investigação e Operação) dos cinco distritos da Capital, além da DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecente), de Bonfim, Rorainópolis e Caracaraí.

O treinamento teve como instrutor o tenente do Exército Tanaka e foi realizado em duas etapas, sendo a primeira a montagem e desmontagem da arma e a segunda de tiro prático, com 25 disparos por policial.

Para o agente de Polícia Volney Amajari, o treinamento é de suma importância, pois reflete na valorização do policial civil, focando em sua capacitação para um enfrentamento mais qualificado à criminalidade.

“Obviamente esses policiais já foram capacitados para o uso do fuzil, mas esse treinamento necessita ser contínuo. Essa integração entre os órgãos de segurança e de defesa é importante, pois garante mais segurança ao policial e, claro, mais proteção ao cidadão”, destacou.

A instrução é fruto de uma reunião realizada em 25 de março deste ano, entre o delegado geral, Herbert de Amorim Cardoso, e o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Adriano Fructuoso. Na ocasião, foi definido um acordo de cooperação técnica, uma vez que a Polícia Civil possui o armamento, mas não dispunha das munições para o treinamento, o que foi ofertado pelo Exército.

Cardoso destaca que o Governo de Roraima, por meio da Polícia Civil, vem recebendo armamento da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e que é importante proporcionar a capacitação continuada dos policiais.

“Como recebemos o armamento, mas não a munição, vimos a necessidade de buscarmos essa parceria para esse intercâmbio de conhecimento entre a Polícia Civil e o Exército. Os nossos policiais são preparados, mas o treinamento precisa ser contínuo”, destacou o delegado Geral.