Polícia

Policiais militares conseguem salvar jovem que tentava suicídio

Algumas ocorrências policiais requerem muito mais destreza, sensibilidade, cautela e inteligência emocional que outras. Como exemplo disso, policiais militares que atuam no 2° Batalhão da Polícia realizaram uma ação atípica durante o começo da madrugada dessa segunda-feira, dia 7, ocasião em que conseguiram impedir que um jovem de 20 anos tirasse a própria vida, fato que ocorreu dentro da casa da vítima, no bairro Nova Cidade.

Conforme a equipe policial, assim que foi acionada pelos familiares da vítima, tomando conhecimento de que o jovem estava armado com uma faca e tentava se matar, agiram com rapidez, isolaram o perímetro da residência para que curiosos não se aglomerassem e atrapalhassem a conversa com a vítima. Depois de saberem os motivos pelos quais o rapaz pretendia o suicídio, que não foram relatados pelos policiais, foram até a porta do quarto que estava fechada por dentro e iniciaram uma conversa para gerenciar o conflito.

Durante o diálogo, a guarnição contou que fazia análise das probabilidades reais e eventuais, assim como pensaram na necessidade de chamar um policial especializado em ocorrências desta natureza, bem como o oficial de operações, mas não foi preciso, considerando que a vítima foi colaborativa diante da confiança gerada pelos militares. Após alguns minutos de conversa, foi convencido de largar a faca e sair de dentro do quarto.

Assim que saiu, os policiais perceberam que o jovem estava ferido, com cortes nos braços e na mão esquerda. Sem acionar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entendendo que o caso era de urgência, tendo em vista que a vítima sangrava, fizeram sua condução na própria viatura até a Policlínica Cosme e Silva, no bairro Pintolândia, onde ficou aos cuidados do médico plantonista.

Ao fim de toda a assistência dada ao jovem e sua família, a equipe foi até a Central de Flagrantes do 5° DP para relatar os fatos à autoridade policial, a fim de que tome as decisões que o caso requer, além de encaminhar o rapaz para atendimento com especialistas em saúde mental. (J.B)