Polícia

Policiais são acusados de invadir casa e matar pitbull no São Bento

Pandora tinha sete anos de idade e era uma das companhias preferidas de adolescente de 16 anos. Polícia Militar ainda não se pronunciou sobre o assunto

Dois policiais militares são acusados de invadir uma casa e matar uma cadela da raça Pitbull com pelo menos sete tiros, no bairro São Bento, na zona Oeste de Boa Vista.

Segundo o dono do animal, o lanterneiro Randa Ramos, os agentes não justificaram os motivos para entrar em sua residência. A ação ocorreu na tarde de sexta-feira (17).

“Eles não apresentaram alguma denúncia, não tinha nada. Já que eles queriam entrar na minha casa, poderiam ter batido no portão, feito o mínimo pra ter entrado na minha casa, já que sabiam que tinha um cachorro no meu quintal. Meteram a mão no portão, foram abrindo o portão e entraram no meu quintal. Se isso não foi um abuso, uma violação a domicílio, violação de outros cachorros, animais, vamos ver”, relatou.

“Eles já tinham neutralizado a cachorra, quebraram as duas patas delas. Quando ela caiu, deram mais quatro tiros na cachorra, por pura maldade, eram dois policiais, os dois atiraram”, acrescentou.

Ramos disse ter registrado um Boletim de Ocorrência no 5º Distrito Policial contra os agentes e prometeu procurar a corregedoria da Polícia Militar para pedir a apuração do caso. “Segunda-feira vamos à corregedoria da PM pra que paguem por isso. Isso não vai ficar impune”, declarou.

Pandora tinha sete anos de idade, era “dócil” e era uma das companhias preferidas da sobrinha de 16 anos, de Randa Ramos. Um vídeo mostra o animal morto, caído na rua, observado por policiais e visto por dezenas de moradores, que foram para frente de suas casas após o ocorrido. A garota, inclusive, aparece chorando com a cadela ao chão.

“A cachorra era dócil. Todo dia levava ela pra passear na rua, todo mundo passava a mão nela, pedia pra tirar foto com ela. A cachorra nunca teve problema com ninguém na rua e todo mundo ficou sem entender. Os vizinhos da minha rua ficaram revoltados com isso”, disse o dono.

Veja a íntegra da nota da Polícia Militar sobre o fato

“A Polícia Militar de Roraima informa que a atuação que resultou na morte de uma cadela da raça Pit bull, por volta das 17 horas dessa sexta-feira, dia 17, de acordo com o Relatório de Ocorrência Policial nº 60593/2º BPM/CPC/PMRR, foi necessária para salvaguardar a vida de um policial militar.

Os policiais não entraram na residência. Durante patrulhamento de rotina, em local onde há prática de comércio de entorpecentes, um suspeito, ao observar a aproximação da guarnição, fugiu.

Ele entrou em um terreno localizado na esquina e deixou o portão aberto. Na sequência, ao chegar ao portão, um dos militares viu a cadela Pit Bull de grande porte vindo em sua direção.

O animal avançou e quase mordeu o braço do policial. Só não conseguiu porque ele se esquivou rapidamente. Em seguida, tentou se defender dando chutes, mas o animal avançou novamente.

Sem outros meios de defesa, foi necessário efetuar disparos para conter o ataque e salvar a vida do policial. Após ser ferido com um disparo, o animal ainda investia contra o militar. Sendo assim, foi necessário fazer mais disparos.  

A PMRR reitera que sobre eventuais excessos cometidos por policiais militares, o Comando da Corporação disponibiliza para toda a população a Corregedoria, situada na Rua Frei José dos Inocentes, nº 171, Centro de Boa Vista, que está apta a receber quaisquer denúncias.”