Polícia

Preso por contrabando de ouro é transferido para presídio federal

A quadrilha teria movimentado R$ 230 milhões no contrabando de 1,2 tonelada de ouro da Venezuela e de garimpos ilegais em Roraima

A Polícia Federal em Roraima cumpriu nesta sexta-feira, 18, decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, em que determina a transferência do reeducando Roberto Antônio Espejo Camacho da Cadeia Pública de Boa Vista para um Presídio Federal.

De acordo com a Polícia Federal, a transferência do reeducando se tornou necessária tanto a bem do interesse da segurança pública quanto ainda da proteção do próprio acusado, cabendo ao juiz competente, definir o estabelecimento prisional consentâneo para abrigar o preso provisório ou condenado definitivamente, em atenção às exigências da garantia da ordem pública, da segurança e da proteção das pessoas custodiadas.

Roberto Camacho foi preso durante a operação Hesperides, deflagrada pela Polícia Federal em Roraima no dia 06/12/2019, que investigou um grupo de empresários e servidores públicos suspeitos de envolvimento em um esquema de contrabando de ouro.

A quadrilha teria movimentado R$ 230 milhões no contrabando de 1,2 tonelada de ouro da Venezuela e de garimpos ilegais em Roraima nos últimos três anos.

Segundo a investigação da PF, Roberto Camacho seria um dos principais contrabandistas de ouro da Venezuela para o Brasil e a organização criminosa da qual faz parte denota alto poder econômico. Ainda segundo a Polícia, o reeducando chegou ao Brasil em aeronave particular fretada.

“Assim, há o risco que ele deixe o país a qualquer momento, caso tenha a oportunidade, uma vez que não teria dificuldade em encontrar outro país para tentar recomeçar os negócios”, disse a PF em nota oficial.

Além disso, de acordo com a PF, existem duas difusões vermelhas de captura emitidas em face do preso, para fins de extradição, uma do Governo da República Dominicana, para responder por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e outra do Governo da Venezuela, acusado de extrair material estratégico (ouro) de minas no estado Bolívar-Venezuela para levar o metal através da fronteira com Roraima.