Polícia

Preso sétimo suspeito de assassinar indígena a pedradas

O corpo da vítima José Carlos Amaro da Conceição, de 24 anos, foi queimado e abandonado em uma área de buritizal

O sétimo e último envolvido na morte do jovem José Carlos Amaro da Conceição, de 24 anos, foi preso na tarde esta terça-feira (31) na Comunidade Indígena Vista Alegre, zona Rural de Boa Vista. R.F.L., de 20 anos é quem teria iniciado o apedrejamento.

O rapaz fugiu logo após os integrantes da comunidade descobrirem o crime e prenderem até a chegada da Polícia Militar os outros seis envolvidos. O jovem estava escondido na região e foi apresentado no 3° Distrito Policial por agentes do GRI (Grupo de Resposta Imediata), com apoio da equipe do 5° Distrito Policial, onde o caso foi registrado inicialmente.

O CRIME – A vítima, os sete envolvidos e outras pessoas bebiam na noite da segunda-feira (30) quando José e R.F.L iniciaram uma discussão. Testemunhas narram que a vítima teria sacado uma faca e investido contra o desafeto, com quem tinha uma rixa antiga.

O indivíduo jogou uma pedra contra a vítima que caiu no chão sangrando. Sem chance de defesa, José foi apedrejado em seguida pelos amigos.

Os sete acreditaram que a vítima estava morta e a colocaram em uma geladeira vazia, que foi arrastada até um buritizal.

Durante o trajeto, eles perceberam que José  vítima ainda estava vivo e decidiram derramar gasolina em seu corpo para ocultar o crime. Em seguida, retornaram à casa onde bebiam.

PRISÃO – Seis envolvidos, entre eles dois adolescentes, foram apresentados na Central de Flagrantes na manhã da terça-feira (30). Os quatro adultos foram presos em flagrante e os dois adolescentes apreendidos por homicídio qualificado.

Mesmo que o crime tenha acontecido na noite anterior, a delegada Eliane Gonçalves, que recebeu e ouviu os envolvidos, optou pelas prisões e apreensões em flagrante devido os diferentes costumes da comunidade indígena e da distancia da região com a capital.

“Se eu soltasse e não fizesse os flagrantes, possivelmente seria difícil depois localizar e prender esses indivíduos”, explicou a delegada para a Folha.

Encaminhados à justiça, os quatro adultos tiveram suas prisões em flagrante convertidas em prisão preventiva e foram recolhidos ao Sistema Prisional. Os dois adolescentes foram internados no Centro Sócio Educativo (CSE).