Polícia

Queimadas caíram 96% em Terra Indígena Yanomami

Dados de satélite comparam abril deste ano com abril de 2022

Um levantamento divulgado pela Polícia Federal, aponta uma redução de 96,6% nos alertas de queimadas na Terra Indígena Yanomami em comparação ao mês de abril deste ano com abril de 2022. No ano passado, foram registrados 444 alertas e em 2023, apenas 18. Os dados foram divulgados nessa sexta-feira, 5.

Ao longo desta semana, a PF informou que houve a destruição de acampamentos, combustíveis e maquinário encontrados na terra indígena, em locais que ainda têm garimpos em atividade, além de ter realizado diligências relacionadas aos conflitos entre indígenas e invasores, noticiados nos últimos dias.

No início da semana, o Ibama informou que, desde a deflagração da Operação Libertação, para a retirada de garimpeiros da terra indígena, foram destruídos 327 acampamentos de garimpeiros, 18 aviões, dois helicópteros, centenas de motores e dezenas de balsas, barcos e tratores. Também foram apreendidas 36 toneladas de cassiterita, 26 mil litros de combustível, além de equipamentos usados por criminosos.

CONFRONTO

No sábado, 29, um atentado de garimpeiros contra indígenas resultou na morte de um agente de saúde yanomami e deixou outros dois feridos. 

No dia seguinte, um confronte entre forças de seguranças e garimpeiros ocasionou a morte de quatro invasores. As ações envolvem, além da PF, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional de Segurança e servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Com informações: Agência Brasil