Polícia

Romano diz que conhece um dos envolvidos há mais de 20 anos

Ao relembrar o dia do crime, Romano diz ter notado durante a ação, que se tratavam de policiais

Em entrevista exclusiva à FolhaBV, o jornalista Romano dos Anjos, que foi vítima junto com a esposa no ano passado de um sequestro e tortura, revelou que conhece um dos envolvidos há 23 anos.

Os nomes dos envolvidos vieram à tona na manhã desta quinta-feira, 16, durante a Operação Pulitzer, quando foram cumpridos seis mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.

Ao relembrar o dia do crime, Romano diz ter notado durante a ação, que se tratavam de policiais.

“O que eu percebi na época eram técnicas policiais, a utilização de alguns termos durante a conversa entre eles, além da forma como eles falavam em rádios comunicadores, e isso me chamou a atenção com relação a isso”, informou.

O jornalista disse que acredita que os presos durante a operação participaram diretamente de seu sequestro, e que nenhum deles teria motivação pessoal para cometer o crime.

“Conhecendo os nomes e conhecendo alguns, e entre eles, tem um que eu conheço há 23 anos, nenhum tem motivo pessoal para fazer nada contra mim. Tenho certeza que a motivação foi política devido às denúncias que eu estava fazendo diariamente no período do ocorrido. A população criou um confiança muito grande no meu trabalho e então recebi muitas denúncias e dava voz a isso, então eu creio que a motivação foi política”, acrescentou.

Sobre o mandante do sequestro, Romano acredita que esse será o próximo passo do Ministério Público.

“O Ministério Público dá sempre um passo muito seguro, para depois dar o outro, acho que isso pode ter sido o primeiro passo até chegar ao mandante”, completou.

A OPERAÇÃO – A Operação Pulitzer, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Roraima (MPRR) com o apoio das polícias Civil e Militar, cumpriu na manhã desta quinta-feira, 16, sete mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nos bairros Aparecida e Cidade Satélite, em Boa Vista.

A ação mira seis policiais militares, sendo três coronéis e um major da PM, acusados de envolvimento no sequestro e na tortura do jornalista Romano dos Anjos. O carro dele, inclusive, foi incendiado. O crime aconteceu no ano passado.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Roraima, que decretou sigilo absoluto das investigações.

A operação, que leva o nome de uma das maiores premiações do jornalismo mundial, o Prêmio Pulitzer, mobilizou cerca de 100 agentes públicos, dentre policiais militares, civis, além de membros e servidores do MPRR.