Polícia

Seis garimpos são desativados em terra indígena Yanomami

A ação resultou na apreensão de munições, carregadores de pistola, garrafas de mercúrio e até 500 gramas de ouro

Seis garimpos foram desativados na região de Surucucu, ao norte do estado de Roraima, em área de terra indígena Yanomami. A operação de combate ao garimpo ilegal contou com a participação de militares das Forças Armadas e de agentes de órgãos parceiros.

A ação resultou na apreensão de munições, carregadores de pistola, garrafas de mercúrio, 500 gramas de ouro, celulares e GPS, em áreas dos garimpos do Espadim, Mucuim, Pau Grosso, Capixaba, Hélio e Rangel.

Em meio à mata, os agentes ainda encontraram aeronave PT-JSS destruída após colisão com árvores durante tentativa de fuga. Durante a batida na região, policiais federais também destruíram uma pista de pouso, três motores e seis geradores no garimpo do Capixaba.

A atuação dos militares e agentes na região de Surucucu foi planejada com apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, o Censipam. Toda vez que é desencadeada uma operação, antes de irem a campo, os técnicos do Centro fazem o mapeamento da localidade em que as equipes atuarão.

As informações fornecidas pelo Censipam mostram o avanço dos garimpos ilegais e são de suma importância para os militares traçarem as linhas de ação e garantirem o sucesso dos flagrantes no combate aos ilícitos ambientais.

OPERAÇÃO VERDE BRASIL 2 – As ações de combate e repressão a ilícitos ambientais na Amazônia Legal ocorrem no contexto da Operação Verde Brasil 2. A Operação teve início em 11 de maio de 2020 e tem duração prevista até 30 de abril deste ano. O sucesso da operação é resultado direto do esforço conjunto das Forças Armadas e do Grupo Integrado de Proteção da Amazônia (GIPAM).

Com informações do Ministério da Defesa

Leia mais: 

União deve retirar garimpeiros de TI sob pena de multa milionária -…