Polícia

Seis homens são presos por violência doméstica contra mulher

Mandados de prisão foram cumpridos nesta segunda-feira, 08, durante Operação Resguardo

Seis homens foram presos por casos de violência doméstica contra mulher durante o andamento da Operação Resguardo em Roraima nesta segunda-feira, 08. A ação é realizada pela Polícia Civil de Roraima e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP).

Segundo a Polícia Civil, a ação percorreu vários bairros da Capital. Dos sete mandados de prisão expedidos, seis deles foram cumpridos até às 11h desta segunda-feira. As diligências ainda estão em andamento. 

De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Jaira Farias, houve um aumento do convívio familiar durante a pandemia da covid e, consequentemente, o crescimento dos índices de violência contra a mulher.

“O Estado de Roraima está participando da operação, por meio da DEAM e nosso ponto focal foi basicamente o levantamento de mandados de prisão abertos, através de diligências pelo Setor de Operações, no sentido de localizar os infratores”, ressaltou.

Polícia Civil durante abordagem na Operação Resguardo (Foto: Polícia Civil/Levi Matos)

Mais de 150 medidas protetivas foram expedidas em 2021

A delegada informou ainda que ao longo deste mês, também representou na Justiça pela prisão de envolvidos em violência doméstica. Neste período foram expedidas 154 MPUs (Medidas Protetivas de Urgência), instaurados 28 inquéritos policiais por portaria, cumpridos dois mandados de prisão, relatados 38 inquéritos policiais e lavrados 11 APFs (Auto de Prisões em Flagrante).

“Cumprimos também prisões nos meses de janeiro e fevereiro. Como ponto focal desta ação, realizamos a movimentação de processos, de inquéritos que estavam parados, instauração de inquéritos, sobretudo aqueles relacionados a lesão corporal e Medida Protetiva de Urgência. Apesar de o nosso contingente estar reduzido, em função da pandemia, conseguimos ao longo destes dois meses, empreender esforços neste sentido”, disse.

Delegada Jaira Farias fala sobre Operação Resguardo (Imagens: Polícia Civil/Levi Matos)

Delegados incentivam mulheres a denunciar companheiros violentos

O delegado Geral da Polícia Civil, Herbert de Amorim Cardoso e o diretor em exercício do DPE, delegado Luciano Silvestre, incentivaram as mulheres que vivem em relações abusivas a denunciarem os companheiros, rompendo o ciclo da violência.

“É importante que a mulher denuncie companheiros violentos. Se não quiserem procurar pessoalmente, podem registrar ocorrência online, por meio do site da Polícia Civil, no www.pc.rr.gov.br. Mulheres, não se calem denuncie a violência doméstica” reforçou o diretor da DPE.

O delegado Geral, Herbert de Amorim Cardoso, lembrou que a data é alusiva ao dia Internacional da Mulher e da importância da denúncia. “Temos em Roraima uma delegacia especializada, que funciona na Casa da Mulher Brasileira, com toda a estrutura para atendê-las. Não mediremos esforços para dar apoio e a logística necessária para que vocês tenham um excelente atendimento e uma prestação do serviço da Polícia Civil de qualidade e uma resposta imediata para aquele agressor que tanto lhe tira a tranquilidade”, afirmou.

OPERAÇÃO RESGUARDO – A Operação Resguardo acontece nos 26 Estados e no Distrito Federal. Em Roraima, a Operação Resguardo vem sendo coordenada pelo Departamento de Polícia Especializada (DPE), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). 

A ação nacional visa concentrar esforços para apoiar os estados no desenvolvimento de ações no combate aos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, fomentando assim a união das Polícias Civis de todos os Estados da Federação, por meio das DEAMs, de forma coordenada e integrada. A ação é dada como a maior ação de combate à crimes de violência contra a mulher do Brasil.

Leia mais: 

Operação Resguardo cumpre sete mandados de prisão em Roraima – Folha…