Polícia

Sete garimpos ilegais são desativados em terra indígena

Foram inutilizados 35 motores para garimpagem, 10 geradores/motores de energia, 1 embarcação e 4.500 litros de óleo diesel

Sete garimpos ilegais foram desativados durante a Operação Palimiú – 1ª Fase Boa Vista (RR), desenvolvida pelo Exército Brasileiro e a Polícia Federal. A ação ocorreu entre os dias 12 de maio e 04 de junho em áreas próximas à Comunidade Indígena Palimiú.

A ação é desenvolvida pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e do Comando de Fronteira Roraima/7º Batalhão de Infantaria de Selva, apoiou as ações da Polícia Federal (PF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/Yanomami).

Foram inutilizados 35 motores para garimpagem, 10 geradores/motores de energia, 1 embarcação, 4500 litros de óleo diesel, uma solda elétrica e a apreensão de 50 munições Cal 20, 4 munições Cal 38 e 750 g de mercúrio.

As áreas selecionadas para as ações contra o garimpo ilegal foram levantadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) através de uma infraestrutura tecnológica composta por subsistemas de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados.

Sobre a operação, o Exército Brasileiro informou que continuará realizando operações na Terra Indígena Yanomami, principalmente na região da Comunidade Indígena Palimiú. “O objetivo é impedir a presença de não indígenas que praticam a mineração ilegal. Para a realização das atividades foram adotadas todas as medidas de prevenção contra COVID-19, preconizadas pelo Ministério da Saúde”.


Parte do material apreendido na operação (Foto: Exército Brasileiro)

ATENDIMENTOS DE SAÚDE – Além de investigar as ações de garimpeiros ilegais contra a comunidade indígena e combater os crimes ambientais de garimpo que provocavam a degradação do meio ambiente no entorno de Palimiú, a operação também deslocou equipes e agentes para prestar atendimentos de saúde e assistência social com auxílio de um helicóptero e duas aeronaves, ambos do 4º Batalhão de Aviação do Exército.

Como principais resultados, a Operação Palimiú proporcionou ao DSEI Yanomami a distribuição de medicamentos para malária, doenças respiratórias e ferimentos leves, bem como o atendimento de saúde para 30 indígenas. A FUNAI atendeu as principais demandas sociais apresentadas pela comunidade indígena.