Polícia

Soldador é preso com 10 kg de mercúrio e munições

Prisão ocorreu na RR-205, que liga Boa Vista a Alto Alegre na madrugada desta segunda-feira (29)

Um soldador de 40 anos foi preso na madrugada desta segunda-feira (29) com munições e 10 quilos de mercúrio que seriam supostamente levados para o garimpo. O flagrante foi feito na RR-205, que liga Boa Vista a Alto Alegre, durante fiscalização da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da Polícia Militar.

O mercúrio é utilizado no processo de garimpagem em sua forma líquida para atrair o ouro diluído em um determinado solo, formando uma liga entre as substâncias. Porém, segundo especialistas, a inalação do vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, como distúrbios neurológicos, problemas de memória, vermelhidão ou inchaço na pele e insuficiência renal.

Segundo informações da PM, o carro era conduzido por um motorista de aplicativo. Entre os passageiros, haviam mais três pessoas além do soldador. Durante a revista pessoal, foi encontrado com o suspeito oito munições calibre 38, uma balança de precisão e o mercúrio cuja quantidade teria o valor estimado em R$ 10 mil.

Questionado, o homem disse aos policiais que trabalha como soldador de barco de alumínio na região do garimpo. Sobre os materiais encontrados com ele, alegou que seriam de uma outra pessoa, porém não deu detalhes sobre a identidade do suposto dono. Ainda, confessou que no seu celular tinham informações sobre o garimpo.

Os outros três passageiros pagaram R$ 100 cada pelo transporte e segundo a PM, também confessaram trabalhar no garimpo. Porém, com eles não foi encontrado nenhum material ilícito. O soldador foi algemado e conduzido à sede da Polícia Federal.