Polícia

Suspeito de estuprar garoto de 11 anos é preso no Operário

Abusador era professor de artes marciais da escola onde a vítima estuda

O professor de artes marciais de 32 anos foi preso preventivamente nesta quarta-feira, dia 12, suspeito de ter estuprado um aluno de 11 anos. Ele foi preso por agentes do Setor de Operações do Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente (NPCA) em sua residência no bairro Operário. 

Conforme a delegada do NPCA, Jaira Farias, o caso veio à tona após o garoto assistir uma palestra sobre violência sexual contra crianças e adolescentes numa escola onde estuda. Ele procurou uma funcionária da unidade para relatar o abuso sexual que vinha sofrendo do professor.

“O garoto entendeu que estava sendo vítima de abuso e saiu da sala, ficando chorando n corredor. Uma funcionária da escola ao vê-lo, indagou o que estava acontecendo e ele relatou que estava sofrendo abuso por parte do professor”, disse Jaira.

Diante do relato, a direção da escola chamou o Conselho Tutelar, que acionou o Núcleo. As investigações constataram que a criança frequentava a casa do abusador, e que muitas vezes dormindo na residência. O órgão então solicitou da Justiça prisão preventiva do suspeito. 

o caso continua sendo investigado, uma vez que outras crianças e adolescentes podem ter sido vítimas do professor.

“Durante a oitiva da vítima, ela nos relatou que outros meninos também frequentavam a casa do professor e podem ter sido vítimas de abuso. Assim nós vamos atrás destas crianças para confirmar se foram ou não vítimas de  abusos”, afirmou a delegada. Após as medidas de praxe, Cicero Neto foi encaminhado ao Sistema Prisional aonde permanecerá à disposição da Justiça.

A delegada aproveitou para fazer um alerta aos pais sobre os cuidados que devem ter em relação à segurança de seus filhos.

“Os pais têm uma grande responsabilidade com os cuidados dos filhos. Precisam saber onde e com quem os filhos estão. Acompanhá-los na escola, saber quem são seus amigos, conversar com seus filhos para que eles tenham confiança e segurança em dizer o que acontece com eles quando os pais não estão presentes. Pais, por favor, evitem deixar seus filhos dormir em casa de terceiros, redobrem a proteção, pois os traumas que sofrem em virtude de abusos sexuais podem abalá-los por toda a sua vida. Isso é muito sério”, enfatizou Jaira Farias.

A população também pode ser aliada no combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Qualquer denúncia pode ser feita na sede órgão, que fica na Rua Lindolfo Bernardo Coutinho, nº 1451, bairro Tancredo Neves. 

O número 181 também é outro canal que a população pode utilizar para realizar denúncias. A identidade  será mantida em sigilo.