Polícia

Três mulheres denunciaram agressão e perseguição


Em um dia marcado por homenagens às mulheres, três delas registraram denúncias contra o ex ou atual companheiro na Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial, em Boa Vista, durante este domingo (8). Os casos serão encaminhados à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Alguns dados foram suprimidos para preservar a integridade das vítimas.

De acordo com Polícia Civil, o primeiro caso foi registrado após o ex-marido da vítima tentar invadir a residência para ameaçá-la. A possível briga foi evitada devido ao filho da mulher presenciar o ocorrido e acionar a Polícia Militar. O homem fugiu antes da chegada da guarnição e não foi preso.

O segundo caso aconteceu com uma mulher que viveu com o denunciado por 20 anos, que segundo ela foi uma relação conflituosa e cheia de violência. Ela relatou na delegacia que, após chegar a casa, notou que o imóvel tinha sido invadido. Por conta dos cachorros que não latiram, ela tinha a certeza de que o ex-marido havia cometido o crime.

Na terceira ocorrência, a vítima foi agredida pelo companheiro após uma confraternização. Eles estavam com a irmã da mulher e conversavam sobre herança de família e quando a cunhada saiu, o homem passou a puxar o cabelo da esposa e a deixou com um corte nos lábios. A PM foi acionada, mas o infrator conseguiu escapar antes da chegada da viatura.

DENÚNCIAS – As mulheres podem buscar ajuda na Deam, que funciona dentro da Casa da Mulher Brasileira, localizada na rua Uraricuera, sem número, no bairro São Vicente. Existe ainda atendimento especializado disponível 24 horas por meio do ZapChame (98402-0502), que atende capital e interior. O serviço é coordenado pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), da Assembleia Legislativa de Roraima.

Além disso, a mulher pode receber apoio e orientações sobre como resolver o problema por meio do Disque 180. O serviço é nacional e pode ser acionado de qualquer capital brasileira. A denúncia é distribuída para uma entidade local, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) ou Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), conforme o estado.