Polícia

Venezuelanos suspeitos de sequestro são presos com cocaína escondida


Um casal de venezuelanos foi preso nesta terça-feira (25) por tráfico internacional de drogas. A ação coordenada entre as Polícias Federal e Militar foi realizada no município de Pacaraima, região ao Norte do Estado, e descobriu com os acusados cerca de um quilo de cocaína trazida da Venezuela. O homem também é suspeito de envolvimento no roubo e sequestro da esposa de um empresário em maio de 2018.

As investigações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima (FICCO/PF) indicaram que um indivíduo brasileiro, integrante de organização criminosa, estaria trazendo drogas do país vizinho para o Brasil. Após a confirmação da suspeita, foi montada uma barreira no município para facilitar a abordagem e conseguir prender o suspeito.

Ao ver que não tinha escapatória, o motorista avançou contra os policiais ao se aproximar da barreira. Ele ainda conseguiu passar pela barreira, mas o veículo saiu da pista alguns metros à frente, bateu em outro carro e o condutor saiu correndo para dentro da mata. Ele não foi localizado.

As guarnições então se deslocaram para o endereço do brasileiro, onde estava o casal venezuelano e com eles, drogas escondidas no reservatório de água de um veículo. Os dois afirmaram que eram os donos dos entorpecentes e que no veículo abordado na rodovia haveria mais drogas, o que foi confirmado. A dupla foi encaminhada ao sistema prisional e permanece à disposição da justiça.

Venezuelano pode ser mentor de sequestro de esposa de empresário

De acordo com a PF, existe a possibilidade de o homem preso nesta ação ser o mentor do sequestro da esposa de um empresário em maio de 2018, no bairro São Francisco, zona Norte de Boa Vista. Ele seria integrante de um grupo que leva carros roubados para a Venezuela em troca de drogas, com a supervisão de uma facção criminosa brasileira.

O fato ocorreu quando a mulher saía de um centro espírita e foi rendida por três assaltantes. Ela ficou em poder deles por cinco horas. Armados, eles tomaram o carro da vítima por volta das 21h30 e a abandonaram às 2h na avenida Rui Baraúna, que fica na divisa entre os bairros Caranã e União, na zona Oeste.

À época, a Polícia Militar chegou a realizar fiscalizações para encontrar o veículo ou os suspeitos, o que não aconteceu. Os criminosos também levaram o aparelho celular e outros pertences da vítima.