Polícia

Visitas em presídios de Roraima são retomadas após quase dois anos

Os visitantes precisam fazer um cadastro no site da Sejuc

Após quase dois anos suspensas, as visitas nas unidades prisionais de Roraima foram retomadas esta semana. Para ter acesso ao presídio, os visitantes precisam fazer um cadastro no site da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) http://www.sejuc.rr.gov.br/, além de apresentar a carteirinha de vacinação com as duas doses da Covid-19 com mais de 15 dias.

Durante entrevista à Folha BV, o secretário da Sejuc, André Fernandes, informou que as visitas serão divididas por pavilhões e serão das 8h às 17h, sendo que cada pavilhão terá seu horário de visitas.

Para realizar as visitas, os familiares precisam usar camisa branca, legging ou calça azul, no caso dos homens e chinelo branco. Não é autorizado o uso de adornos.

“Essa é uma forma de diferenciar os visitantes dos presos. Além disso, não é permitido o uso de qualquer adorno que sirva como arma dentro do presidio”, informou o secretário.

Cada detento tem direito a seis visitantes cadastrados, mas só será permitida uma pessoa por visita, que terá duração de 1h. Além disso, não será permitida entrada de qualquer objeto ou alimento para o preso.

“Nesse primeiro momento, será permitido apenas uma pessoa por interno para evitar aglomerações lá dentro e para que possa retornar aos poucos e respeitando os protocolos exigidos por conta da pandemia”, destacou Fernandes.

O secretário reforçou ainda que é necessário o uso de máscara para todos os visitantes, distanciamento social, entre outras medidas.

A lista dos detentos que receberão visitas é disponibilizada no site da Sejuc ou impressa e deixada na portaria da Secretaria, ao longo da semana.

“São dois anos sem visitas, então estamos retornando aos poucos, de forma gradativa para evitar as aglomerações”, frisou.

Atualmente, a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) tem cerca de 1.823 detentos, a Cadeia Pública 700 e a Cadeia Feminina 194.


O secretario da Sejuc André Fernandes durante entrevista a Folha BV. (Foto: Nilzete Franco Folha BV)