Polícia

Adulteração em veículos pesados é alvo de operação da PRF em RR

A operação teve como foco, a vistoria dos sistemas de freios de caminhões e ônibus

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última quinta-feira, 18, a Operação Vulcano. Em Roraima, a ação ocorreu na Unidade Operacional – Água Boa, na BR-174 e foram fiscalizados 67 veículos pesados, ônibus e caminhões.

A operação teve como foco, a vistoria dos sistemas de freios de caminhões e ônibus. Itens de segurança que, uma vez adulterados, podem reduzir a capacidade de frenagem desses veículos, potencializando a possibilidade de acidentes.

Entre os veículos fiscalizados, cinco tinham indícios de adulteração nos sistemas de frenagem. As composições foram removidas para o pátio e só serão liberadas após regularização.

Durante as abordagens, houve 34 autuações referentes à infrações de trânsito relacionadas ao foco da operação.

Ônibus e caminhões, por conta de suas dimensões e até mesmo do tipo de carga transportada, possuem grande potencial lesivo quando se envolvem em acidentes. De acordo com as estatísticas da PRF, apenas no período de janeiro a maio deste ano, veículos pesados estiveram envolvidos em 4.240 acidentes graves nas rodovias e estradas federais. Desse modo, de acordo com a PRF, ações como a Vulcano são fundamentais para a garantia da segurança viária.