Polícia

Agrônomo morre após acidente que tombou caminhão de lixo

A violência de um acidente ocorrido no bairro São Pedro, zona Norte de Boa Vista, na madrugada desta quinta-feira, dia 23, resultou na morte do engenheiro agrônomo Claudio de Oliveira Canto, de 43 anos. O impacto entre os dois veículos foi tão forte que o caminhão de lixo tombou na avenida. Os quatro funcionários da empresa sanitária tiveram ferimentos leves.

As informações coletadas pela Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rural (CIPTur) da Polícia Militar com o motorista do caminhão, mostram que Canto trafegava pela avenida Getúlio Vargas (no sentido Centro/bairro), quando na rotatória do cruzamento com a avenida Major Williams houve a colisão que causou o tombamento do caminhão de lixo na avenida. Os coletores estavam na traseira do veículo e por pouco, segundo testemunhas, eles não foram atingidos pela caminhonete.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) foi acionada e atendeu no local o motorista e os três coletores que foram conduzidos logo em seguida para o Pronto Atendimento Francisco Elesbão. Os socorristas encontraram o agrônomo desacordado e em estado grave, apresentando fratura exposta na perna direita e traumas internos.

O local do acidente precisou ser isolado pelo Corpo de Bombeiros devido ao risco de incêndio que poderia ser causado pelo derramamento de óleo dos dois veículos. Assim que a possibilidade foi controlada, a área continuou isolada por uma equipe da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) até a retirada dos veículos. A remoção da caminhonete ficou sob a responsabilidade do cunhado do agrônomo. 

Ainda conforme a PM, o motorista do caminhão permaneceu no local e foi submetido a teste do bafômetro com resultado negativo para consumo alcoólico. Também foi feita a consulta do CPF do agrônomo e não foi localizada nenhuma carteira de habilitação, tornando necessário o registro de um auto de infração contra o mesmo.

Canto teve a morte declarada por volta de 3h35. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a causa da morte foi o rompimento de vários órgãos e hemorragia interna. O pai do engenheiro, um aposentado de 71 anos, foi até o 5º Distrito Policial e registrou o boletim de ocorrência no início da manhã de quinta-feira para a formalização da retirada do corpo. No documento foi descrito que o engenheiro perdeu o controle do veículo e colidiu com o caminhão.

De acordo com a empresa de limpeza urbana e proprietária do caminhão envolvido, o estado de saúde dos três coletores de 30, 42, 46 anos é estável e foram afastados das suas atividades por dez dias. Já o motorista, de 40 anos, permanecerá longe das suas funções por uma semana. Ainda segundo a empresa, está sendo prestado todo o apoio aos seus servidores.