Polícia

Carro colide em moto e em poste deixando dois feridos

A avenida Ville Roy, durante o período da tarde e da noite, torna-se um dos principais pontos de caminhada, de modo que os pedestres passam a dividir espaço da tumultuada via devido ao fluxo constante de automóveis. A ocorrência aconteceu em horário próximo às 19h15 dessa terça-feira, 8, no trecho que fica em frente à Praça da Amoca, no bairro Caçari, quando um carro colidiu em uma motocicleta, subiu o canteiro central, bateu em um poste e duas pessoas ficaram feridas.

O automóvel modelo Honda/Civic, cor preta, era conduzido por um funcionário público de 62 anos. Na versão dele, dirigia o carro pela faixa mais à esquerda enquanto um gerente de loja, de 42 anos, seguia em sua motocicleta na mesma faixa e mesmo sentido da via. No entanto, explicou que a moto da vítima não estava com as luzes acesas e, segundo ele, para evitar uma colisão mais forte, jogou o carro para a esquerda e ainda tocou no moto, derrubando o piloto, passando por cima da proteção da ciclovia, arrancou algumas árvores do canteiro central e bateu de frente em um poste de iluminação.

A batida foi tão forte que a frente do veículo ficou destruída. O poste acabou caindo e atingiu uma autônoma de 29 anos que caminhava do outro lado da pista.

Na versão do motociclista, pilotava seu veículo pela avenida e parou antes de uma faixa de pedestres para que algumas pessoas pudessem atravessar a via, momento em que sentiu a colisão do lado esquerdo da moto e caiu no meio da avenida. A pedestre ferida pelo poste não estava em condições de contar para os policiais o que aconteceu. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e conduziu os dois feridos ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde receberam atendimento médico especializado. O motorista do carro recusou ser o socorrido pela equipe do Samu.

A equipe do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) compareceu ao local do acidente na intenção de realizar o teste do bafômetro no condutor do automóvel, mas o homem também recusou. No entanto, foi elaborado um Termo de Constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora e auto de infração de trânsito, mas o idoso recusou-se a assinar.

Os dois condutores eram habilitados. A moto está com a documentação em dia, por isso foi entregue para um amigo da vítima. Já o carro está com a documentação atrasada desde 2016, mas como não havia guincho disponível para fazer a remoção até o Pátio do Detran, foi entregue para uma senhora, mas também foi confeccionado um Auto de Infração de Trânsito por conta do documento atrasado, mas o motorista do automóvel também se recusou a assinar.

O idoso foi conduzido à Delegacia e lá, diante da autoridade policial, realizou o teste do bafômetro que resultou em 0,18 mg/l [miligramas por litro de ar], resultado muito maior que 0,04mg/l, permitido por lei. O homem negou que havia bebido ou que faz uso de drogas. Ainda reforçou que não fugiu do local do acidente e prestou socorro às vítimas.

Como o caso precisa ser investigado, o delegado de plantão encaminhou para a Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT) tomar as devidas providências, assim, o conduzido foi liberado para aguardar intimação da Polícia Civil. (J.B)