Política

AM proíbe viagens em ônibus intermunicipais e estaduais

Novo decreto também permite o fechamento de estabelecimentos de serviços não essenciais e autoriza a detenção de pessoas que estejam circulando pelas ruas

Com o aumento no número de casos confirmados e de mortes pelo novo Coronavírus, o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) anunciou neste sábado (4) que deve assinar um novo decreto para combater o avanço da doença no estado.

Entre as medidas, a partir da segunda-feira (6) estará proibido o transporte rodoviário de passageiros a nível intermunicipal e estadual. O executivo amazonense já havia proibido o deslocamento por barcos.

As viagens de ônibus saindo de Boa Vista à Manaus já tinham sido reduzidas em 50% pelas empresas de transporte, que também haviam aumentado as medidas de higienização nos veículos.

Lima também informou que as forças de segurança irão intensificar a fiscalização nas ruas, com autorização para deter pessoas, fechar e multar estabelecimentos comerciais de serviços não essenciais que estejam descumprindo o decreto de isolamento social.

“Aqui no Amazonas nós fechamos as escolas e as aulas daqui estão sendo transmitidas através dos canais de TV aberta. Nós também fechamos os comércios e deixamos só aqueles de serviços essenciais. As embarcações estão proibidas de levar passageiros e nas próximas horas vou baixar um decreto para impedir também o transporte de passageiros em ônibus coletivos, táxis e lotação pelas nossas estradas federais e estaduais. Isso tudo porque a situação é muito grave e se as pessoas não ficarem em casa, se a gente não limitar o trânsito dessas pessoas, os casos vão chegar com uma rapidez muito maior e comprometer mais ainda o sistema de saúde”, disse o governador.