Política

Assembleia Nacional aprova a continuidade de Juan Guaidó na presidência

Ainda de acordo com a embaixada, depois da decisão, o presidente interino decidiu fazer um processo de consulta com juristas da Venezuela para incorporar a maior quantidade de pontos de vista

A embaixada da Venezuela no Brasil informou que foi aprovada nesta segunda-feira, 27, em primeira discussão da Assembleia Nacional da reforma do Estatuto para a Transição, a continuidade de Juan Guaidó como presidente interino do país.

“O acordo é essencial para a defesa da causa democrática venezuelana. Desde a luta pela legitimidade nos espaços de representação internacional do Estado venezuelano até a defesa dos ativos venezuelanos no exterior, esses espaços são uma base desde a qual tem se consolidado a maior campanha de pressão contra o regime ditatorial do Nicolás Maduro”, disse Tomás Silva Guzman, encarregado de negócios da embaixada da Venezuela no Brasil.

Ainda de acordo com a embaixada, depois da decisão, o presidente interino decidiu fazer um processo de consulta com juristas da Venezuela para incorporar a maior quantidade de pontos de vista e fazer os ajustes necessários tanto ao Estatuto da transição quanto ao funcionamento da Presidência interina para que esteja ajustada à Constituição e as necessidades da Venezuela.

“Nicolás Maduro e Jorge Rodríguez são ilegítimos, suas pretensões e as da ditadura de intentar dividir a alternativa democrática foram derrotadas novamente”, expressou o presidente interino Juan Guaidó em redes sociais.

A Assembleia Nacional da Venezuela é o órgão que exerce o poder legislativo de jure na Venezuela. A Assembleia segue o modelo unicameral com número de membros variável, sendo que estes são eleitos por representação proporcional.