Política

Audiência pública discute custo da energia elétrica

Discussão sobre qualidade do serviço no estado será discutido com representantes da Aneel, Ministério de Minas e Energia, da empresa Roraima Energia e parlamentares do estado

Uma audiência pública da Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal discute o custo e a qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica ofertado em Roraima. O evento acontece a partir das 10h desta quinta-feira, 31.

A medida atende a um requerimento de autoria do senador Telmário Mota (Pros), durante a última reunião da CTFC. Foram convidados a participar da audiência o diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico do Ministério de Minas e Energia, Guilherme Silva de Godói, e o superintendente adjunto de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Cláudio Carvalho.

Também está prevista a participação do diretor técnico e comercial da Roraima Energia, Rodrigo Moreira; o diretor administrativo e financeiro da Roraima Energia, Joaquim Moreira; a presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energia Elétrica da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputada Betânia Medeiros (PV) e o representante do Procon Assembleia, da ALE-RR, Alessandro Padilha.

MOTIVAÇÃO – No requerimento apresentado à Comissão, o senador Telmário Mota ressaltou que Roraima é o único estado da federação que não é ligado ao sistema nacional de energia e que, desde o colapso econômico na Venezuela, deixou de ser abastecido pelo Linhão de Guri e passou a ser mantido pelas termelétricas.

“Com essa crise, o fornecimento de energia elétrica ficou ainda mais precário. Os apagões são diários e trazem diversos prejuízos à população, ao comércio e à indústria”, criticou o senador. “Causa estranheza que não venha uma proposta séria e definitiva sobre a construção do Linhão de Tucuruí a fim de anular as ações das termelétricas que, além de ser energia de péssima qualidade e poluírem seriamente o meio ambiente, custam cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos”, completou Telmário.

Na ocasião, o parlamentar defendeu ainda que a recente decisão de redução de 2,12% da tarifa de energia elétrica pela Aneel já pode ser considerada uma resposta positiva para o Estado, porém ainda é preciso discutir os custos considerados abusivos na conta de energia elétrica e o volume de apagões que trazem prejuízos à população, entre outras problemáticas.

“Queremos esclarecer algumas questões, como quanto Roraima paga pelo megawatts, quanto o Brasil está pagando, qual a expectativa verdadeira da chegada do Linhão de Tucuruí e se a taxa vai baratear ou não vai”, afirmou Telmário.

Além disso, o parlamentar ressaltou a importância da discussão do tema, já que a impossibilidade de quitação de débitos interfere na qualidade de vida da população. “Queremos uma participação direta da sociedade para tentar paralisar esses aumentos, que deixam a população inquieta e aflita. Isso pode levar até a uma convulsão social. As pessoas já não aguentam mais o custo alto da energia no Estado”, completou. (P.C.)