Política

Bolsonaro afirma que Linhão de Tucuruí é seu

O empreendimento foi licitado em 2011, está sob responsabilidade da Transnorte, uma parceria da estatal Eletrobras com a privada Alupar. Mas as empresas têm enfrentado dificuldade no licenciamento porque o traçado de 715 quilômetros da linha cruzará cerca

A implantação do Linhão de Tucuruí, que ligará o sistema de energia nacional à Roraima, foi abordada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta segunda-feira, 24. Segundo o presidente, o Governo Federal vai vencer brevemente os obstáculos para realização da obra.

A informação foi prestada pelo presidente ao falar com apoiadores na chegada ao Palácio da Alvorada em Brasília, no início da noite de ontem. Na ocasião, o presidente agradeceu o apoio dos eleitores do Estado. Junto do Acre e Santa Catarina, Roraima foi uma das unidades federativas que mais deu votos ao presidente na contagem proporcional.

“Roraima, obrigado pelo apoio que vocês me deram. Tem coisa lá atrás que eu me comprometi fazer, algumas outras estamos fazendo”, disse Bolsonaro ao chegar no Palácio da Alvorada no início da noite, segundo vídeo divulgado nas redes sociais. “Meu maior sonho é o Linhão do Tucuruí, mas o problema esbarra na comunidade indígena no meio do caminho. Se Deus quiser, venceremos este obstáculo brevemente”, completou.

LINHÃO DE TUCURUÍ – O presidente tem sido um defensor da obra durante seu mandato. A linha de transmissão visa conectar Roraima ao sistema elétrico interligado, uma vez que o Estado tem sido suprido com caras e poluentes termelétricas desde a interrupção de importações de energia junto à Venezuela, em meio à deterioração da crise econômica do país vizinho.

O empreendimento que foi licitado em 2011, está sob responsabilidade da Transnorte, uma parceria da estatal Eletrobras com a privada Alupar. Mas as empresas têm enfrentado dificuldade no licenciamento porque o traçado de 715 quilômetros da linha cruzará cerca de 122 km da terra indígena ocupada pelos waimiri-atroari.

Com informações da Reuters

Publicidade