Política

Bolsonaro cancela viagem à Guiana para ir ao enterro da mãe

Jornal guianense cita Bolsonaro como persona non grata ao país e critica visita, que aconteceria nesta sexta-feira, 21

Com o falecimento da mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai retornar ao Brasil e não se reunirá com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, para estreitar as relações entre os dois países.

Brasil e Guiana mantêm relações amistosas e, nos últimos anos, o intercâmbio bilateral, mais do que dobrou, alcançando os UU$ 118,6 milhões. O presidente visitaria o Suriname e a Guiana nesta sexta-feira (21) para conversar sobre cooperação econômica após as recentes descobertas de petróleo e gás pelos países vizinhos, informou o Ministério das Relações Exteriores.

LEIA MAIS AQUI

Bolsonaro visitará Suriname e Guiana por negociações focadas no petróleo
Visita de Bolsonaro à Guiana pode abrir novo caminho para economia de RR
Bolsonaro chega ao Suriname, onde deve discutir cooperação econômica
Mãe do presidente do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

“A viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”, acrescentou o comunicado.

Governador de Roraima na comitiva

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima, para saber como ficou a agenda oficial de Antonio Denarium (PP) e a pasta informou que ele está na comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Suriname e participou de reuniões de trabalho em Paramaribo.

“Foi boa a receptividade do presidente do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e a viagem fortalece a integração comercial entre os dois países, que continuam em crescimento e abrindo mais portas internacionais para os produtos roraimenses”.

A visita oficial à República Cooperativa da Guiana, que ocorreria nesta sexta-feira, foi cancelada em função do falecimento da mãe do presidente e da necessidade de retorno dele ao Brasil na manhã de hoje.

‘Persona non grata’

A visita de Bolsonaro ao país vizinho não era bem vista por algumas pessoas. Um jornal guianense informou que foi feito um abaixo-assinado para registrar a oposição à visita oficial do presidente do Brasil à Guiana e ao plano do governo de fortalecer os laços com o regime de Bolsonaro, devido às visões e políticas racistas e neofascistas. De acordo com o jornal, Bolsonaro criou um cenário de pesadelo para indígenas e afro-brasileiros.

“O Brasil abriga a segunda maior população de africanos do mundo depois da Nigéria, com 55% da população sendo negra ou mestiça. Organizações africanas de direitos humanos no Brasil há muito denunciam o que chamam de “genocídio negro” do Brasil, apontando a violência e a repressão perpetradas diretamente contra os africanos pelo Estado, na forma de violência policial e encarceramento em massa”.

Embora esses problemas existam desde o início do Brasil, desde que Bolsonaro chegou ao poder em outubro de 2018, o racismo e a repressão à população indígena e africana do Brasil aumentaram em um ritmo alarmante. Conforme a notícia veiculada na Guiana, o chefe do Executivo descreveu os indígenas como “parasitas”, caracterizou os afro-brasileiros como “gordos e preguiçosos”, alegando que “não fazem nada… formas eugenicamente concebidas de controle de natalidade. Ele se referiu aos migrantes do Haiti, África e Oriente Médio como “a escória da humanidade”, mesmo argumentando que o exército deveria cuidar deles, enquanto denunciava a assistência do governo passado aos países africanos.

O jornal cita, ainda, outras situações como garimpo, indígenas e outros temas e finaliza: “É este o tipo de regime com o qual nós na Guiana queremos estreitar os laços? Como descendentes de povos indígenas das Américas e africanos capturados na Guiana, e guianenses preocupados de todas as etnias, declaramos o presidente Jair Bolsonaro persona non grata e aproveitamos esta oportunidade para transmitir ao presidente Ali e seu governo que nunca cooperaremos ou apoiaremos o fortalecimento das relações entre Brasil e Guiana, enquanto durar o regime racista e neofascista de Jair Bolsonaro”.

Publicidade