Política

Bolsonaro diz que Moro será indicado para ocupar vaga no STF

Em 2020, o ministro Celso de Melo deixará a Corte para se aposentar. O escolhido deve passar antes por sabatina no Senado

Em entrevista a Rádio Bandeirantes neste domingo, 12, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sinalizou que indicará o ministro Sérgio Moro para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2020, o ministro Celso de Melo deixará a Corte para se aposentar.

“A primeira vaga que tiver [no STF], eu tenho esse compromisso com o Moro [de indicá-lo], e pretendo… pretendo não. Se Deus quiser, nós cumpriremos esse compromisso”, disse.

A Corte do STF é composta por 11 ministros. A indicação dos integrantes é de competência do presidente da República, entretanto, o nome do escolhido deve passar antes por sabatina no Senado Federal.

Apesar deste detalhe, Bolsonaro ressaltou que a ida de Moro para STF deverá ser uma vitória não só para o Governo, como também para a sociedade.   

“Eu fiz um compromisso com ele porque ele abriu mão de 22 anos de magistratura. Eu falei: a primeira vaga que tiver lá, vai estar a sua disposição Sei que não lhe falta competência para ser aprovado lá [em uma sabatina no Senado]. Mas [é] uma sabatina técnico-política”, completou.

*INFORMAÇÕES: O Globo e Portal UOL.