Política

Bolsonaro diz que fome no Brasil é “grande mentira”

A afirmação foi dada nesta sexta-feira, dia 19, durante café da manhã com jornalistas estrangeiros. ONU aponta que 5,7 milhões de pessoas passaram fome em 2017

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse hoje, dia 19, ser mentira a afirmação de que brasileiros passam fome no Brasil. A declaração foi uma resposta a um questionamento feito por um correspondente do jornal espanhol El País, que comentou uma declaração feita por Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, sobre a preocupação do deputado com o crescimento da desigualdade social no país.

“Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não”, disse.

Um levantamento apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que cresceu o número de pessoas que passam fome ao redor do mundo. No Brasil, 5,7 milhões de pessoas passaram um ou mais dias sem consumir alimentos ao longo do ano de 2017.

“Você não vê gente mesmo pobre pelas ruas com físico esquelético como a gente vê em alguns outros países pelo mundo”, completou Bolsonaro.

Durante o café da manhã com a imprensa estrangeira, o presidente ressaltou que o Brasil é um país privilegiado e que os poderes Executivo e Legislativo podem atuar na facilitação da vida de quem é responsável pela geração de emprego e renda.

“O que os poderes podem fazer é facilitar a vida do empreendedor, de quem quer produzir, e não fazer esse discurso voltado para a massa da população, porque o voto tem o mesmo peso. É só as autoridades políticas não atrapalharem o nosso povo que essas franjas de miséria por si só acabam no Brasil, porque o nosso solo é muito rico para tudo o que se possa imaginar”, pontuou.

Bolsonaro enfatizou ainda que é o conhecimento que tira o homem da miséria – o que, para ele, não foi bem cuidada nas últimas décadas. “A educação aqui no Brasil, nos últimos 30 anos, nunca esteve tão ruim”, avaliou.

*INFORMAÇÕES: Portal UOL e Correio Brasiliense.