Política

Bolsonaro e Trump reafirmam apoio a Guaidó na Venezuela

Declaração conjunta foi divulgada neste domingo (8), durante visita de presidente brasileiro aos EUA

Após passagem rápida por Roraima e chegada aos EUA, o presidente Jair Bolsonaro divulgou declaração conjunta neste domingo (8) com o presidente norte-americano Donald Trump reafirmando “a aliança estratégica entre o Brasil e os Estados Unidos, aprofundando a parceria entre os seus dois países”.

Os líderes reiteraram o apoio a Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela. Bolsonaro elogiou o plano de Trump para o Oriente Médio, enquanto o americano reafirmou o apoio à entrada do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Venezuela e Bolívia

Na nota, os presidentes reiteraram o “apoio ao presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó” e à democracia no continente. Eles também discutiram o “apoio aos esforços da Bolívia para a realização de eleições livres e justas”.

Os EUA qualificam a Venezuela como um Estado financiador do terrorismo e do tráfico de drogas na região, por isso tem imposto uma série de sanções econômicas sobre o regime venezuelano.

Desde o ano passado, Brasil, Colômbia e EUA defendem a saída de Nicolás Maduro do poder e reconhecem o líder oposicionista Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, depois que ele se proclamou chefe de Estado do país após acusar Maduro de fraude nas eleições. O mandatário nega as acusações.

Segundo a nota, Bolsonaro também elogiou a visão dos EUA para a “coexistência pacífica entre o Estado de Israel e um Estado Palestino”. Trump reafirmou o apoio norte-americano ao início do processo de entrada do Brasil à OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico).

Os dois líderes ainda falaram em aprofundar discussões para fechar um pacote bilateral de comércio neste ano, e discutiram outras medidas de aproximação econômica entre os dois países e cooperação bilateral em áreas como pesquisa e desenvolvimento militar.

* Com informações do UOL