Política

CPI da Saúde será prorrogada, diz Nilton do Sindpol

Instalada no dia 27 de agosto deste ano, com a finalidade de apurar possíveis irregularidades na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chega aos 60 dias de trabalhos e anuncia que haverá prorrogação do prazo em mais 90 dias. A afirmação é do deputado Nilton do Sindpol (Patri), vice-presidente da CPI.

A prorrogação, segundo o parlamentar, se dá por conta do volume de trabalho, já que a previsão é de análise dos contratos da Sesau dos últimos cinco anos, além do alinhamento com as demais atividades dos deputados que também compõem a CPI. 

Além de Nilton, a Comissão também é composta pelos deputados Coronel Chagas (PRTB), como presidente; Jorge Everton (MDB), como relator; e os membros Evangelista Siqueira (PT), Renato Silva (Republicanos) e Soldado Sampaio (PC do B).

“Acredito que vamos prorrogar a CPI por mais 90 dias. Ainda temos muito que fazer, ainda vamos visitar as unidades dos municípios do interior, e isso demanda tempo, até porque não trabalhamos apenas na CPI, temos nossas atividades parlamentares, outras comissões, analisar o orçamento do próximo ano e outras atividades”, disse.

Em relação à quantidade de processos emergenciais que a CPI já teve acesso, tanto do governo de Suely Campos e do atual governo de Antonio Denarium (PSL), Nilton não falou de números, mas comentou a fala do presidente da ALE-RR, Jalser Renier (SD), em entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha, no último domingo. Na ocasião, Jalser informou que eram mais de 40 processos emergenciais contratados no atual governo e somente oito no governo passado.

“Já tivemos acesso a alguns processos, mas reservo ao direito de ainda não comentar, até porque ainda estamos em análise e no final é que vamos produzir um relatório. Não gostaria de me antecipar. É o que está sendo dito à boca-miúda em todo Estado, mas não vou antecipar e nem dizer números de forma não oficial”, afirmou.

Já sobre valores gastos nestes contratos emergenciais, Nilton também não entrou em detalhes, mas deixou escapar que se trata de alguns milhões de reais. “Só posso te dizer que são valores milionários, não podemos citar números exatos, mas são valores expressivos e bem acentuados”, afirmou.

Ainda sobre os processos, o deputado informou que a CPI ainda está aguardando o acesso a alguns documentos que não foram entregues à Comissão. “Estamos ainda aguardando alguns processos que fizemos requerimento, mas que a Sesau ainda não entregou e justificou que estes documentos estariam nos órgãos de controle”, disse. “Mas vimos isso, no mínimo, como estranho. Ver tantos processos emergenciais e na prática no conseguimos enxergar o avanço na saúde pública de Roraima”, afirmou.

Por fim, o deputado reforçou que a Comissão tem como obrigação prestar esclarecimentos para a sociedade sobre como está sendo aplicado o recurso público. “A Sesau é a pasta que mais tem recursos no Estado e recebemos denúncias todos os dias da falta de medicamentos e de material para fazer cirurgias”, afirmou.

CPI DA SAÚDE – A CPI da Saúde foi criada para analisar a situação do Sistema Público de Saúde do Estado após denúncias feitas em redes sociais pelo ex-secretário de Saúde, Ailton Vanderlei, ao deixar a gestão da pasta.