Política

Chega ao fim o processo eleitoral na Guiana

Processo eleitoral no país vizinho, que faz fronteira com o Brasil por meio das cidade de Bonfim (Roraima) e Lethem (Guiana), ocorria desde o mês de março deste ano

A presidente da Comissão de Eleições da Guiana, Claudette Singh, registrou o candidato presidencial do Partido Popular Progressista (PPP), o médico Mohammed Irfaan Ali, como o próximo presidente da Guiana.

O anúncio ocorreu neste domingo (02), momentos depois do diretor de negociações (CEO) Keith Lowenfield ter enviado seu relatório final, usando os dados gerados na recontagem nacional de votos.

O relatório de Lowenfield mostra que o PPP acumula 233.336 votos, enquanto Aliança para a União Nacional (APNU) e a Aliança por uma Mudança (AFC), partidos de apoio ao ex-presidente David Granger, obteve 217.920 votos. 

Na votação, ou PPP recebeu 32 assentos na Assembleia Nacional e APNU + AFC ficou com 30. 

Com uma declaração feita por Lowenfiled, a presidente da Comissão de Eleições da Guiana, Claudette Singh escreveu para a chanceler do Judiciário da Guiana, juíza Yonette Cummings-Edwards, solicitando que ela facilitasse a tomada de posse do novo presidente. 

As eleições na Guiana ocorrem no quadro de uma democracia representativa multipartidária e de um sistema presidencialista. Os 65 membros da Assembleia Nacional são eleitos para um mandato de cinco anos, podendo concorrer à reeleição.

Mohammed Irfaan Ali acabou de prestar juramento, e neste momento está nomeando seu gabinete e os ministros de seu governo

“A democracia voltou à Guiana”, diz empresário americano

O empresário americano Mitch Satrohan, que tem negócios e relações comerciais com a Guiana e com o Brasil, fazendo importação e distribuição de produtos médicos e exportação de minerais extrativos, e tem acompanhado de perto o processo eleitoral naquele país, contou à reportagem da FolhaBV que Keith Lowenfield havia apresentado muitos relatórios no passado que não refletiam os resultados reais da recontagem.

Satrohan contou que Lowenfield teria mostrado uma vitória de seu partido político alinhado, Aliança para a União Nacional (APNU) e a Aliança por uma Mudança (AFC). “Após a revogação de vistos pelos Estados Unidos e ameaças de sanções pela comunidade internacional, hoje o atual presidente David Granger disse que entrará com uma petição eleitoral e aceitará os resultados reais da recontagem”, ressaltou o empresário.  

Ele contou ainda que Claudette Singh fez uma declaração formal de que o candidato presidencial do Partido Popular Progressista (PPP) deve prestar juramento como presidente.  

“A próxima etapa do processo é a de que o candidato presidencial do Partido Popular Progressista PPP, Mohamed Irfaan Ali, seja jurado pelo chanceler do judiciário. Então, o novo governo será formado. Esperamos que tudo ocorra bem”, ressaltou Mitch Satrohan.

Ele afirmou que ficou feliz com o resultado da eleição presidencial da Guiana. “Porque, como a Venezuela, a Guiana seria sancionada pela comunidade internacional e expulsa de muitas organizações comerciais, como a Comunidade do Caribe e a riqueza comum das nações. Isso teria graves impactos econômicos que revogariam os investimentos, quando se espera que o país experimente a taxa de crescimento econômico mais rápida, devido as principais descobertas de petróleo. O valor imobiliário continuará aumentando e a economia retornará à sua taxa de crescimento, que está entre as mais altas do mundo. A democracia voltou”, disse.

Documento enviado pela presidente da Comissão de Eleições da Guiana, Claudette Singh, à juíza Yonette Cummings-Edwards