Política

Chico Rodrigues recebe deputada venezuelana alvo de sanções internacionais

Assessoria do senador disse que nenhum dos políticos brasileiros que recebeu delegação venezuelana conhecia o histórico de María Iris Varela Rangel. Vereador Dr. Ilderson Pereira, também fotografado com a equipe, ainda não comentou o assunto

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Venezuela, senador Chico Rodrigues (União Brasil-RR), recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 10, uma comitiva de políticos venezuelanos para discutir a retomada de relações comerciais e diplomáticas entre os dois Países, e o retorno da Venezuela ao Parlasul. O vereador de Boa Vista, Dr. Ilderson Pereira, também foi fotografado com a equipe.

Na delegação estrangeira, estava a deputada aliada do ditador Nicolás Maduro, María Iris Varela Rangel, alvo de sanções de Estados Unidos, Canadá e Panamá e do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (Tiar)/Organização dos Estados Americanos (OEA). O Tratado assinado por 18 países, incluindo o Brasil, impôs sanções a ela por corrupção e violação de direitos humanos.

Um assessor de Chico Rodrigues explicou à reportagem que os políticos brasileiros presentes na reunião desconheciam o histórico da venezuelana e que a ideia da reunião no Senado partiu da própria delegação do país vizinho, não a convite do senador ou da Casa.

Ele também disse que o vereador Dr. Ilderson aguardava para falar com o senador no gabinete, coincidindo com a chegada da delegação estrangeira no local, e acabou saindo na foto com os parlamentares federais dos dois países.

Procurado, o vereador, por meio da assessoria, informou que o encontro tratou de interesses de ambos países e do Estado de Roraima. “Sabemos que as sanções impostas à Venezuela e a sua saída do bloco Mercosul só trouxe prejuízos a Roraima nas importações e exportações (gêneros alimentícios, energia, fertilizantes, vegetais, petróleo e até mesmo o potencial mineral). Precisamos fortalecer nosso agronegócio e colocamos as necessidades de uma segurança jurídica para que o Brasil possa investir com certeza/segurança. Também tratamos dos impactos da imigração no estado e no Brasil”, disse, informando ainda que convidou parlamentares venezuelanos para uma visita à Câmara Municipal de Boa Vista.

Além de Maria Íris, estavam na delegação os deputados Saul Ortega, primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional venezuelana, e Oscar Rondero, além do vice-presidente do Comitê de Postulações Judiciais, José Gregorio Correa.

Eles também foram recebidos na Câmara dos Deputados, em sessão presidida pelo vice-presidente da Casa, Marcelo Ramos (PSD). Ele disse ao jornal Folha de S.Paulo que a visita foi institucional. “Eu recebi a deputada numa comitiva em que havia outros parlamentares, inclusive opositores do governo”, afirmou.

Acusações da oposição venezuelana


Narcotraficante El Conejo ao lado da ex-ministra do Poder Popular para o Serviço Penitenciário venezuelano (Foto: Divulgação)

A oposição venezuelana acusa María Iris de reprimir adversários políticos com a violência, quando necessário. Ela também é apontada como criadora de facções criminosas no país vizinho e amiga de chefes de grupos criminosos.

A ex-ministra do Poder Popular para o Serviço Penitenciário venezuelano ganhou notoriedade após a divulgação de uma foto em que aparece abraçada com o narcotraficante Teófilo Alfredo Rodriguez Cazorla, conhecido como “El Conejo”. Ele foi morto em um ataque a um clube noturno, em 2016.

María Iris também foi fotografada dando apoio a coletivos armados na tentativa de travar a chegada de ajuda humanitária à Venezuela, em 2019.

*Atualizado às 12h