Política

Deputado afirma que governo e prefeitura não repassaram dados

Documento foi elaborado pela Comissão Externa para tratar sobre os Impactos da Crise Venezuelana em Roraima, da Câmara dos Deputados

A visita dos membros da Comissão Externa para tratar sobre os Impactos da Crise Venezuelana em Roraima, em abril deste ano, resultou em um relatório preliminar com os dados colhidos junto aos órgãos federais, estaduais e municipais. Porém, nem todas as informações solicitadas foram repassadas aos parlamentares.

O relato é do coordenador da Comissão Externa, deputado federal Antônio Nicoletti (PSL-RR), em entrevista à Rádio Folha 100.3 FM.

Na ocasião, o parlamentar efetuou críticas aos gestores que não apresentaram os dados solicitados pela Comissão Externa, o que a seu ver dificulta o trabalho dos membros. Segundo ele, a comissão encaminhou ofícios para o Estado e municípios, mas nem todos informaram os dados completos, com exceção do município de Pacaraima.

“Bom deixar claro que é um relatório preliminar, porque muitos dos questionamentos não foram respondidos pelo Estado e por alguns municípios. No caso, a Prefeitura de Boa Vista não entregou ainda nenhum dos dados que eu solicitei. Por isso que ainda não fechei o relatório por completo. O Estado me passou vários dados, não foi o suficiente ainda.”, completou.

O repasse de dados completos, como os impactos de atendimentos de saúde, aumento de matrículas em escolas e até na criminalidade são importantes para a cobrança de um valor específico de recursos do Governo Federal para o Estado e os municípios, avalia Nicoletti.

“Eu não posso chegar para o Governo Federal, pedir R$ 40 milhões e não dizer pra que é. Eu tenho que ter dados”, disse. “Eu estou fazendo o meu trabalho, correndo atrás, a Comissão também. Mas não temos como entrar nos órgãos institucionais do Estado e dos municípios e pegar esses dados por completo. É preciso ter a vontade de quem está precisando, no caso, o Estado de Roraima. É ele que está necessitando de recursos”. Acrescentou.

O parlamentar acrescentou que ainda não há um prazo definido para entrega do relatório completo, mas que está tentando uma agenda com o presidente ainda esta semana, junto da Comissão, para apresentar as informações colhidas até agora. 

Vale ressaltar que a Comissão Externa é formada também pelos deputados Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), Delegado Pablo (PSL/AM), Delegado Waldir (PSL/GO), General Girão (PSL/RN), José Medeiros (PODE/MT) e Roberto Pessoa (PSDB/CE).

 

Estado nega falta de repasse de informações

 

Sobre o caso, a secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo do Estado negou a falta de informações repassadas e afirmou “que todos os dados solicitados ao Governo do Estado pela comissão foram fornecidos pelas secretarias demandadas”, como Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança Pública.

“O fato, inclusive, foi corroborado pela própria assessoria de comunicação do parlamentar em release amplamente divulgado no dia 6 de julho, que destaca dados informados por essas secretarias”, diz a nota da Secom.

Prefeitura diz que apresentou dados à Comissão

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) também negou a ausência de informações e informou que todos os dados relacionados à imigração foram encaminhados para todas as autoridades e comissões que solicitaram, inclusive apresentados em ocasião especial pela prefeita Teresa Surita (MDB), quando a comitiva de deputados federais esteve em Boa Vista. 

“A Prefeitura ressalta ainda que abriu as portas de escolas, hospitais, postos de saúde e demais órgãos para que as autoridades conhecessem de perto a realidade enfrentada pelo município”, informou a comunicação do município.

 Por fim, a gestão municipal ressaltou que “espera até hoje – de todas as comitivas que já estiveram aqui –”, um retorno concreto com propostas de soluções para o aumento das demandas no dia a dia. (P.C.)