Ex-parlamentares pedem que prefeito vete PL que muda nome de praça - Folha de Boa Vista
CENTRO CÍVICO
Ex-parlamentares pedem que prefeito vete PL que muda nome de praça
Proposta aprovada na Câmara de Vereadores altera nome da praça do Centro Cívico para homenagear o ex-governador Ottomar de Sousa Pinto
Por Folha Web
Em 06/09/2021 às 06:00
Ex-parlamentares destacaram que a população não foi ouvida sobre o assunto (Foto: Reprodução/Facebook)

Os ex-vereadores e ex-ex-deputados estaduais Otoniel Ferreira e George Melo criticaram a mudança no nome da Praça do Centro Cívico, localizada na região central da capital de Roraima.

Atualmente, a praça leva o nome de Joaquim Nabuco, um dos mais importantes abolicionistas do Brasil e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Os posicionamentos foram dados rurante entrevista no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, neste domingo, 05, Otoniel pediu que o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), vete totalmente a matéria aprovada por unanimidade pelos parlamentares municipais. “Que vete esse projeto na íntegra para que retorne ao status quo: Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco. Não desmereço e nem deixo de reconhecer o legado de Ottomar. Ele merece as homenagens que já recebeu. Acho até que recebeu um pouquinho a mais do que merecia”.

O ex-vereador questionou a necessidade do projeto de lei apresentado pela vereadora Aline Rezende (PRTB). Otoniel lembrou que existe na Câmara de Boa Vista uma lei que trata sobre o assunto, de autoria do ex-vereador Homero de Souza Cruz Neto.“Para se mudar o nome de uma rua, de uma praça ou qualquer logradouro público tem que ter uma oitiva e o aceite de pelo menos 30% de quem ali reside ou circunda”, explicou.

George Melo destacou que não foi feito nenhum tipo de consulta popular para aprovação da mudança de nomes, como um plebiscito ou audiências públicas. Na opinião de Melo, essa não seria a melhor forma de homenagear o ex-governador de Roraima. “Eu acho que se ele estivesse vivo, nem aceitaria essa homenagem, porque Joaquim Nabuco foi um herói muito maior que ele. Nabuco foi um herói nacional, que lutou para acabar com a escravidão”. 

Segundo ele, enquanto a população sofre com insegurança pública e falta de estrutura, os parlamentares municipais estão preocupados em mudar nomes de ruas e praças. Melo citou que a falta de iluminação pública, por exemplo, aumenta os assaltos e outros crimes.

“Eu queria que a vereadora Aline e os demais vereadores tivessem mais respeito com a história do nosso estado. Isso afrontou a honra do roraimense”.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
29
3
Cadastrar-me Enviar Comentário
Luiz Junior disse: Em 17/09/2021 às 15:23:04

"Bairro Joquei Clube precisando de revitalização urbana mas a preocupação dos vereadores é com a mudança de um nome para uma praça. Saiam da bolha onde vivem e vejam as reais necessidades da população"

Rildo Lopes disse: Em 09/09/2021 às 10:18:31

"Que tal se os vereadores procurassem mais o que fazer em prol da população, é so andar na periferia. Alguém diga aos vereadores que a cidade vai muito além da Av. Ene Garcez "

SANTOS disse: Em 07/09/2021 às 09:46:30

"- Os grandes e verdadeiros heróis desta República doente não merecem tamanho desrespeito. Joaquim Nabuco, assim como alguns outros nomes ilustres honram nossa história e não merecem ser aviltados por pessoas que não respeitam o Brasil e sua história, preferindo idolatrar figuras nefastas como Ernesto Che Guevara, Luis Carlos Prestes e outros do mesmo quilate. Lamentável."

Martins Silva disse: Em 07/09/2021 às 06:26:55

"É melhor deixar o velho brigadeiro descansar em paz no seu devido lugar. Parece que não vão sossegar o facho enquanto não nomearem todo o estado com o nome do morto, imagina o problema pra achar um endereço no estado de totó, da cidade totolândia, do bairro pintolândia da rua otomar de número otomar se tudo agora vai ser otomar gente? Socega que já tá é feio. Faz um cantinho na sua casa com as cinzar e reza pro cara. Que chato isso, não pode morrer ninguém que já faz buzinação e atrapalha o trânsito com carreata. Vão procurar o que fazer."

Martins Silva disse: Em 06/09/2021 às 16:36:34

"É melhor deixar o velho brigadeiro descansar em paz no seu devido lugar"

Martins Silva disse: Em 06/09/2021 às 16:32:47

"Por causa da vaidade de uns familiares a cidade toda deve apagar o nome do centro cívico para o nome de um particular?! Fala sério, com todo o respeito aos sentimentos dos sobreviventes, o familiar é de vocês. Custa guardar nas próprias lembranças?!"