Política

Funarte deverá implantar representação regional em Roraima

Presidente da Funarte, Lamartine Barbosa Holanda, participou de entrevista ao vivo na Rádio Folha 100.3 FM e informou expansão das atividades

O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Lamartine Barbosa Holanda, foi o entrevistado do Agenda da Semana neste domingo, 06, na Folha FM 100.3. Na ocasião, o presidente abordou a iniciativa de instalação de um escritório da Funarte em Roraima.

A missão da Funarte, segundo Holanda, é de promoção da prática, desenvolvimento e capacitação da área de artes no Brasil. Porém, os escritórios ficam concentradas na região sudeste, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Minas Gerais, tendo há muito tempo a necessidade de expansão das ações. 

“Começou o plano de expansão pela necessidade de expansão para o Norte do país, Nordeste e Sul. O primeiro nome que foi sugerido foi a professora Dra. Ana Zuleide Barroso e que atua na Universidade Federal de Roraima (UFRR)”, afirmou o presidente. A implantação do escritório ainda está sendo discutida com a UFRR, junto com o reitor José Geraldo Ticianeli, que ainda está avaliando o melhor local de funcionamento. 

O presidente da Funarte reforça a necessidade de promover representantes indígenas, considerando a pluralidade do país. “A nossa ideia é viabilizar um escritório em Roraima reativando alguns projetos estratégicos e trazer essa possibilidade de levar as artes até os locais mais distantes do país. Queremos ampliar a identificação dos artistas regionais, além de poder transformar a nossa cultura indígena em peças de teatro e óperas mostrando como é rica a nossa cultura”, acrescentou.

O presidente da Funarte, Lamartine Barbosa, durante entrevista ao programa Agenda da Semana (Foto: Reprodução)

PERFIL – Lamartine Barbosa Holanda é o quinto presidente da Funarte no governo Jair Bolsonaro. Lamartine é coronel da reserva, atuou no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro. 

O convite para assumir a Fundação partiu do presidente da República e do secretário Mário Frias, segundo Holanda, após sua passagem pelo Exército. “Continuei a realizar alguns trabalhos na área das artes, no setor do cinema de roteiros e produção da sétima arte, inclusive de nomes de peso no nível internacional. Os trabalhos começaram a ser divulgados e o presidente estava escolhendo o nome para assumir a Funarte, por isso, aceitei o convite com esse desafio de expandir a atuação da Fundação para todos as regiões do país”, finalizou Holanda.