Política

General Santos Cruz deixa o governo do presidente Bolsonaro

Ministro da Secretaria de Governo deixa a pasta

O general Carlos Alberto dos Santos Cruz deixa nesta quinta-feira (13) ​o comando da Secretaria de Governo da Presidência da República, de acordo com fontes do Planalto. Esta é a primeira baixa da ala militar do governo e a terceira no ministério montado por Bolsonaro. Em fevereiro, Gustavo Bebbiano, da ala política, foi exonerado após denúncias de candidaturas laranjas. Em abril, o ministro da Educação, Ricardo Vélez, foi demitido por problemas de gestão na pasta.

O motivo da saída ainda não foi divulgado. Santos Cruz vinha sofrendo ataques de Olavo de Carvalho, e críticas dos filhos do presidente. Mas era bem visto internamente, considerado um bom interlocutor, tendo sido recentemente elogiado pelo presidente nesta semana pela pela articulação política para a aprovação do PLN 4 no Congresso, dos créditos extras.

A informação é que Santos Cruz foi demitido pelo presidente Bolsonaro por divergências. Ele foi comunicado em uma reunião às 11h da manhã desta quinta no gabinete da Presidência. Além dele e do presidente, estavam presentes os generais Augusto Heleno, ministro do GSI, e Fernando Azevedo e Silva, da Defesa.

Após a divulgação da notícia, Santos Cruz divulgou uma carta à imprensa, fazendo agradecimentos ao presidente, a sua família, aos funcionários da Segov, a deputados e senadores, citando nominalmente os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, à imprensa, ao Poder Judiciário, governadores e prefeitos e instituições.

Leia a íntegra da carta:

CARTA À IMPRENSA

Na oportunidade em que deixo a função de ministro da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República, por decisão do Excelentíssimo Presidente Jair Messias Bolsonaro, expresso minha admiração e agradecimento:

– A todos os servidores da Segov, pela dedicação, capacidade e amizade com que trabalharam, desejando que continuem com a mesma exemplar eficiência;

– Aos Excelentíssimos Deputados e Senadores, digníssimos representantes do povo brasileiro, pelo relacionamento profissional respeitoso, desejando sucesso no equacionamento e na solução das necessidades e anseios de todos os brasileiros, com especial destaque para o Excelentíssimo Senador Davi Alcolumbre (presidente do Senado Federal) e Excelentíssimo Deputado Rodrigo Maia (presidente da Câmara dos Deputados);

– Aos Governadores e Prefeitos que deram a honra de trazer à Segov suas contribuições;

– À imprensa, de modo geral, pelo profissionalismo que sempre me trataram em todas as oportunidades;

– Às autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e do Tribunal de Contas da União, pela cortesia no relacionamento e nas oportunidades em que tive a honra de travar contato, desejo que sejam sempre iluminados em suas decisões.

– Às diversas instituições e organizações civis, empresas, servidores públicos, embaixadores e todos os cidadãos que travaram contato com o governo por meio da Segov;

– Ao Presidente Bolsonaro e seus familiares, desejo saúde, felicidade e sucesso.

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS CRUZ

Há cerca de um mês, em Dallas, Santos Cruz disse que estava confortável no governo, apesar da crise com a ala ideológica:

—  Não estou preocupado com isso, tenho que estar focado no trabalho. É o que estou fazendo. Fora isso o restante é especulação, normal em política. A continuação [no cargo] é sempre uma prerrogativa do presidente. Eu trabalho normalmente, com honestidade e dedicação em qualquer situação.

]

Fonte: R7