Política

Indígena Wapichana participa da Cúpula do Clima

A coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sineia do Vale, foi convidada pelo presidente dos Estados Unidos

O Dia da Terra é comemorado nesta quinta-feira (22) e como forma de debate sobre os assuntos climáticos, o governo dos Estados Unidos organizou a Cúpula do Clima. Entre a participação de 40 países, incluindo o Brasil, esteve presente a coordenadora do Departamento Ambiental do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Sineia do Vale Wapichana.

A coordenadora foi convidada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, a participar da cúpula como representante indigenista da Amazônia. Do Vale participou da sessão ‘Ação climática em todos os níveis’ para destacar esforços críticos nacionais e não estatais, que contribuem para a recuperação do meio ambiente e promoção ao interesse climático e na terra.

A fala da gestora ambiental teve foco nos direitos indígenas e na conservação das florestas. Pois para do Vale, quando se fala de conservação na Amazônia, está se falando das terras indígenas. “E essas terras indígenas têm sido barreira para essa questão de desmatamento de degradação, mas povos indígenas precisam ter garantidos os seus direitos, como na legislação”, afirmou.

Ainda, a coordenadora do CIR citou alguns trabalhos de manutenção das florestas, realizados pelo Conselho com os povos indígenas, apontando, segundo do Vale, o aquecimento da água dos rios e o sumiço dos peixes regionais.

“Precisamos estar atentos a esse acordo de todos os países e do mundo. Precisamos estar atento a toda essa parte da legislação brasileira na questão do clima. Porque quando falamos do clima, isso não está isentando de tratar dos nossos direitos”, disse.

Sineia do Vale agradeceu ao presidente estadunidense pelo convite, como também, a oportunidade de mostrar e representar os povos indígenas do Brasil.

Cúpula do Clima – A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a COP26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. Um dos principais objetivos é impedir a elevação da temperatura média do planeta acima de 1,5 grau neste século. O evento virtual começou hoje e vai até amanhã (23).

O presidente Jair Bolsonaro também participou do encontro de líderes e se comprometeu a alcançar, até 2050, zero de emissões de gases de efeito estufa no país, antecipando em dez anos a sinalização anterior, prevista no Acordo de Paris.

“Entre as medidas necessárias para tanto, destaco aqui o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, com a plena e pronta aplicação do nosso Código Florestal. Com isso, reduziremos em quase 50% nossas emissões até essa data”, disse Bolsonaro no discurso.