Política

Ministro diz que estrada na Guiana é prioridade para Brasil

Ernesto Araújo, do Ministério das Relações Exteriores, abordou a pavimentação de trecho que liga Lethem à Linden

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a pavimentação da estrada na Guiana, que liga Lethem à Linden, é uma prioridade para o Governo Federal. A informação foi repassada durante visita à Roraima, momento em que o ministro acompanhou a vinda do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, ao Brasil. 

O acordo para que o Brasil efetivasse a pavimentação da estrada foi firmado ainda na época do governo de Michel Temer e do ex-presidente da Guiana, David Granger. Agora, a expectativa é que o Governo Federal cumpra com o prometido, com objetivo de beneficiar a região fronteiriça e também em função do previsto ‘boom’ econômico que o país estrangeiro deverá vivenciar após a descoberta de petróleo.

“É uma prioridade para nós terminar essa estrada por que ela vai permitir uma nova logística para toda a região norte do Brasil e vai permitir também que façamos parte, certamente, do novo processo de crescimento que a Guiana vai experimentar por causa do petróleo. Então, vai ser ótimo para Guiana e para o Brasil. Pode ser uma revolução aqui para o norte do Brasil, especialmente para Roraima, essa nova conexão com a Guiana”, explicou Ernesto.

O processo, segundo Araújo, também está relacionado com a ideia do Itamaraty, em estar presente nos estados de fronteira e em uma conversa com os países aliados. “É uma prioridade não só de infraestrutura, mas também de política externa. Estamos tentando fazer a diferença para a população desses estados fronteiriços”, completou. “A eleição com a Guiana demorou a ser confirmada, mas o Brasil participou do esforço de vários países para que o resultado fosse efetivado, de modo que é muito promissora essa avenida”.

Com relação à uma previsão para quando a pavimentação possa iniciar, o ministro informou que ainda não há uma data definida. Porém, reforçou que o diálogo já está estabelecido dentro do Governo Federal e que nos próximos dias será reforçado junto ao novo presidente da Guiana, 

“É preciso ainda discutir a questão com o Ministério da Economia e o Ministério da Infraestrutura. O Itamaraty sempre foi favorável à isso, mas claro que não depende exclusivamente de nós. Após esta reunião aqui nós vamos ter contatos com o novo governo da Guiana, estamos prevendo visitas bilaterais com o país e essa questão vai ser central”, reforçou.

Informações foram repassadas por ministro durante acompanhamento da viagem de Mike Pompeo, dos EUA (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

ENTENDA O CASO – O ex-presidente Michel Temer participou de reunião com o então presidente da República Cooperativa da Guiana, David Granger, em dezembro de 2017, onde foram assinados acordos bilaterais entre os dois países. O primeiro era para que o Brasil fizesse a pavimentação de trecho da estrada Lethem-Linden, na Guiana, que, segundo o Itamaraty, favorecerá o comércio e escoamento da produção da Região Norte do Brasil, principalmente Amazonas e Roraima, para o Caribe e mercados norte-americano, asiático e europeu.