Política

Municípios de Roraima ainda não informaram números de vacinados

Mais de 400 mil pessoas já foram vacinas no Brasil

Pelo menos 439.164 pessoas já foram vacinadas contra o novo coronavírus no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela CNN no Brasil. 

Os dados, atualizados às 9h deste sábado, dia 23, tem como base informações das prefeituras e dos governos estaduais que divulgaram balanço preliminar da vacinação. As informaçõe estão disponíveis no site: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/01/23/o-numero-de-vacinados-contra-covid-19-no-brasil.

Os municípios de Roraima, até a manhã deste sábado, ainda não divulgaram o número de pessoas vacinadas. Na capital, a  PMBV (Prefeitura Municipal de Boa Vista informou que iniciará a divulgação a partir de segunda-feira, dia 25.  A reportagem da FolhaBV também está realizando o levantamento nas demais prefeituras do interior do Estado.  

No estado as vacinas chegaram na terça-feira, dia 19. Segundo o Governo, após a chegada das vacinas, no mesmo dia foram repassadas 10.694 ao município de Boa Vista. Na quarta-feira, 20, foram distribuídas 3.566 doses da vacina para os municípios do interior de Roraima, sendo Amajari (355), Alto Alegre (294), Bonfim (207), Cantá (217), Caracaraí (326), Caroebe (184), Iracema (208), Mucajaí (310), Normandia (174), Pacaraima (270), São João da Baliza (164), São Luís (104), Uiramutã (156) e Rorainópolis (597).

O governo explica ainda que a logística de aplicação das vacinas está sob a coordenação de cada município, que é responsável pela aplicação das vacinas.

As informações, ainda conforme o Governo de Roraima, deverão ser  lançadas  no SIPNI – Sistema de Informação do MS (Ministério da Saúde), no módulo campanha. Lá, serão inseridos todos os dados sobre o quantitativo de doses aplicadas, bem como o percentual de vacinação em cada estado brasileiro, incluindo Roraima.

A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) esclarece que todos os municípios estão sendo cadastrados para fazer a atualização do sistema, incluindo os dados sobre número de doses aplicadas.

Ainda conforme informações disponíveis no site da CNN, o estado de São Paulo lidera a lista de imunização, com mais de 109 mil vacinados. Depois, aparece o Paraná, com 57,2 mil imunizados, a Bahia, com 56,8 mil, e o Rio de Janeiro, onde 51,3 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina.

Já os estados com a menor quantidade de vacinados são: Piauí (281 doses aplicadas), Rondônia (771) e Mato Grosso (952).

É importante ressaltar, no entanto, que nem todos os estados e municípios divulgaram informações sobre a campanha de imunização até o momento – o que significa que o número de vacinados pode ser maior.

Alguns estados informaram à CNN que aguardarão a concentração dos dados por parte do Ministério da Saúde, que prometeu divulgar uma plataforma até o final desta semana com o balanço da vacinação.

Até o momento, os estados que não divulgaram os dados (nem por meio do governo estadual, nem por meio da prefeitura da capital) são: Acre, Amapá, Minas Gerais, Pará, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Com informações da CNN Brasil