Política

STF pode barrar indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada nos EUA

os ministros analisam até que ponto a indicação do senador do PSL é inconstitucional

Ministros do Supremo Tribunal Federal (SFT) já discutem a possibilidade de barrar a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, à embaixada do Brasil em Washigton. A afirmação foi feita na coluna da jornalista Mônica Bergamo, do Jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, os ministros analisam até que ponto a indicação do senador é inconstitucional. “Um embaixador, na visão deles, representa o Brasil e não a pessoa do presidente”, ressaltou texto da coluna.

A jornalista enfatiza ainda que A súmula que permite à autoridade nomear parentes para o exercício de cargo de natureza política, portanto, não se aplicaria ao caso.

“Em duas decisões de 2018, por exemplo, um dos magistrados escreveu que mesmo escolhas de parentes para cargos políticos devem ser vetadas quando há “manifesta ausência de qualificação técnica” do indicado. Ou de idoneidade moral”, citou.

Um dos magistrados que se manifestou publicamente contra a indicação foi Marco Aurélio Mello, e Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin estariam entre os que tendem a examinar com rigor a decisão do presidente.

*INFORMAÇÕES: Jornal Folha De São Paulo.