Política

Secretário de Estado dos EUA cumpre agenda em Roraima

Mike Pompeo realiza uma viagem pela América Latina, visitando os países do Suriname, Guiana, Brasil e Colômbia

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, chega ao Brasil nesta sexta-feira, 18, cumprindo sua agenda de viagens pela América Latina. Boa Vista será a única cidade do país visitada pelo representante do governo de Donald Trump. A programação também contará com a presença do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

De acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo realiza uma viagem ao Suriname, Guiana, Brasil e Colômbia. O secretário esteve no Suriname e Guiana nesta quinta-feira, 17; visita Boa Vista nesta sexta-feira, 18 e depois segue para Colômbia, retornando aos Estados Unidos diretamente ao estado do Texas.

“A viagem destaca o comprometimento dos Estados Unidos em defender a democracia, combate ao covid-19 enquanto revitaliza as economias durante a vigência da pandemia, além de fortalecer a segurança contra ameaças regionais”, disse o Departamento.

O secretário já passou por por Paramaribo onde se encontrou com o ministro de Relações Exteriores, Albert Ramdmin e o presidente do Suriname, Chan Santokhi. Na ocasião destacou uma maior colaboração com a segurança e prosperidade para a região do Caribe.

Na noite de ontem, 17, Pompeo chegou à Guiana e reforçou a expectativa de fortalecer as relações do país com os Estados Unidos. “Nós dispomos de uma forte relação com a Guiana e estamos esperançosos em trabalhar com o novo governo eleito democraticamente, com objetivo de ampliar de expandir a prosperidade e segurança para o nosso povo”, informou o secretário.

Mike Pompeo (à direita), com o ministro de Relações Exteriores do Suriname, Albert Ramdmin (Foto: Reprodução Twitter – Mike Pompeo)

Confira a programação da visita de Mike Pompeo à Boa Vista

A previsão de chegada do Secretário de Estado na Base Aérea de Boa Vista é para as 14h desta sexta. Às 14h25 está prevista a visita ao Posto de Identificação e Triagem (PITRIG) da Operação Acolhida em Boa Vista, responsável pelo acolhimento de imigrantes venezuelanos no Brasil. O ato acontece na Avenida Brasil, s/n, bairro Treze de Setembro.

Por volta das 15h15 a comitiva segue para visitar a instalação WASH (Água, Saneamento e Higiene) da Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, localizada na Rua Uraricoera, nº 671, bairro São Vicente.

Por volta das 16h, Pompeo segue para reunião com o ministro Ernesto Araújo na sala VIP da Base Aérea de Boa Vista. Às 16h45 está prevista a realização de uma coletiva de imprensa no terminal de passageiros com ambos e às 17h15 a partida de Mike Pompeo de Boa Vista. O ministro Ernesto Araújo deverá sair do Estado em seguida, às 18h.