Política

Senador pede urgência em tramitação da Lei Marília Mendonça

Acidente que matou a cantora foi causado por falta de sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia

O senador Telmário Mota (PROS-RR) oficializou nesta terça-feira, 12, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, urgência na inclusão em Ordem do Dia da “Lei Marília Mendonça” – PL 4009/2021, de sua autoria e que estabelece critérios para sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica.

Para o senador Telmário a urgência se justifica, porque além do trágico acidente ocorrido em 5 novembro de 2021, que vitimou a cantora Marília Mendonça, outros acidentes vêm ocorrendo em razão da ausência de critérios legais para sinalização linhas aéreas de transmissão de energia elétrica.

Na manhã dessa terça-feira,12, um helicóptero caiu na zona rural de Boa Vista, em Roraima, pelo mesmo motivo. A aeronave chocou-se contra linhas de transmissão, caiu e vitimou os dois ocupantes que não resistiram ao impacto.


Telmário Mota lamenta acidente dessa terça-feira (12) em Roraima (Foto: Divulgação)

“Eu lamento mais esse trágico acidente, agora no meu estado, e as duas vidas perdidas, ao mesmo tempo que, apelo ao presidente Arthur Lira, que acelere o trâmite do projeto, para estabelecer critérios de sinalização adequada destas linhas de transmissão. É uma questão de utilidade pública, que vai garantir segurança no tráfego aéreo, assim como preserva vidas”, disse o senador.

O projeto, que já foi aprovado no Senado, foi enviado à Câmara em março deste ano e aguarda votação na Comissão de Minas e Energia, onde tem parecer favorável.