Política

UBS não estão atendendo pacientes com suspeitas de Covid-19

Essa afirmação foi feita pelo governador Antonio Denarium, durante entrevista na Rádio Folha FM 100.3, neste domingo

O governador Antonio Denarium (sem partido) disse que pacientes com suspeitas dos sintomas de coronavírus devem primeiro procurar os postos de saúde. “Porém as UBS não estão atendendo os pacientes”, afirmou o chefe do Poder Executivo estadual, em entrevista à Radio Folha FM 100.3, neste domingo (17).

“Infelizmente a prefeitura não está cumprindo com seu papel de atendimento à população. É um momento que não podemos trabalhar por politicagem, é um momento de união em que temos que trabalhar pela saúde da população”, ressaltou Antonio Denarium.

Segundo ele, todas as prefeituras dos municípios de Roraima foram convidadas para debater um plano de trabalho de contingência do coronavírus.

O governador afirmou que não vem sendo feito o primeiro protocolo de atendimento aos pacientes com suspeitas de coronavírus. “Esse paciente precisa ser atendido com uma medicação que deve amenizar o impacto da doença, caso ele seja um positivo. Se esse caso agravar com uma insuficiência respiratória esse paciente deve procurar o Hospital Geral”, esclareceu.

Ainda durante a entrevista, Denarium informou que no Hospital Geral de Roraima (HGR), encontram-se 68 pacientes internados. E que 19 desses estão na UTI.

“Nós temos disponibilidade de leitos ainda. Temos 50% da ocupação do HGR e hoje nos disponibilizamos mais 10 espaços para necessidade de mais internações. O próximo passo agora é instalar os respiradores no Hospital de Campanha. É fácil montar a estrutura do hospital, mas instalar os insumos e a equipe de profissionais é o mais difícil. O Hospital de Campanha vai atender os casos já confirmados de coronavírus, onde haverá leitos específicos de UTI”, garantiu.

PREFEITURA DE BOA VISTA – A Prefeitura de Boa Vista, por meio de nota, informou que segue empenhada no combate ao coronavirus, de acordo com sua competência, e faz uma gestão responsável, transparente com os recursos públicos e sem escândalos de corrupção.

Ainda na nota, reforçou a que as Unidades Básicas de Boa Vista atendem normalmente, de acordo recomendação do Ministério da Saúde, inclusive aumentou o horário de funcionamento de 12 postos de saúde, sendo quatro abrindo, inclusive, aos sábados.

Também, por meio da nota, aproveitou a oportunidade para pedir empenho ao Governo do Estado para que o Hospital de Campanha comece a funcionar, visto que sua inauguração fora adiada quatro vezes.

GOVERNO DO ESTADO

Sobre a reunião entre o governo e os prefeitos, a Secom (Secretaria de Comunicação) informou, por meio de nota, que no dia 26 de março deste ano, o governador Antonio Denarium se reuniu, no Palácio Senador Hélio Campos, com os prefeitos do interior, a fim de ampliar e fortalecer ações de combate ao novo coronavírus.

Ressalta que o Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), ainda antes do primeiro caso de Covid-19 em Roraima, intensificou ações de prevenção e combate ao coronavírus, focalizando a definição e a construção de medidas estratégicas a serem adotadas para oferecer assistência adequada à população.

Entre as atividades desenvolvidas, a Secretaria de Saúde promoveu capacitações para profissionais de saúde que atuam nos 15 municípios do Estado.

Equipes do DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica) e do DVS (Departamento de Vigilância Sanitária), com apoio de técnicos do Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima), realizaram treinamento sobre normas laboratoriais para coleta, armazenando, transporte de amostras biológicas e fluxo laboratorial para casos suspeitos de Covid-19, nos municípios de Bonfim, Pacaraima, Mucajaí, Iracema e Caracaraí, entre outros.

Além disso, a Coordenação de Monitoramento do Coronavírus, da Secretaria da Saúde, fez reuniões de alinhamento de ações com gestores de saúde dos municípios do interior no início de março. Esses encontros foram realizados em dias diversificados.