Aposentada decide não votar por estar desacreditada na política

Embora não sejam obrigados, muitos idosos fazem questão de votar, mas não é o caso da aposentada Raimunda Pereira da Silva, 72 anos

Em todo o país, cerca de 30 milhões de pessoas com idade a partir dos 60 anos devem ir às urnas neste domingo (29), para escolher um representante para a prefeitura. Das 57 cidades onde haverá segundo turno, 18 são capitais e, entre elas, está Boa Vista que tem 26.501 eleitores com idade acima de 60 anos.

Embora não sejam obrigados, muitos idosos fazem questão de votar, mas não é o caso da aposentada Raimunda Pereira da Silva, 72 anos. Em entrevista à FolhaBV, ela falou sobre os motivos que a fizeram perder o interesse pela política. São mais de oito anos que ela deixou de exercer seu papel na democracia, por meio do voto.

“Já exerci muito o meu dever cívico, votando em muitas eleições. Reconheço que para muitas pessoas, votar ainda é a melhor opção para reivindicar mudanças para os municípios, mas eu estou desacreditada na classe política”, ressaltou Raimunda.

A aposentada contou que tem mais de oito anos que não sai de casa para votar. “Foi o tempo em que os eleitos se preocupavam com o povo. Fui muitas vezes às urnas acreditando na renovação, com pessoas que eu acreditava, que seriam comprometidas com a população e não com seu próprio ego. Mas, me decepcionei”, disse.

“Anos atrás, eu ainda percebia políticos preocupados com a população, hoje não mais”, ressaltou Raimunda. Mesmo não tendo interesse em sair de casa para votar, ela revelou que quase todos os dias ouvia a propaganda eleitoral no rádio.

“Espero que o candidato que for eleito para administrar Boa Vista cumpra suas promessas de campanha, quem sabe no próximo pleito eu saia de casa para votar”, comentou.

Raimunda é da cidade de Jaguarauna, no Ceará. Chegou em Roraima em seis de setembro de 1970, com 22 anos e com dois filhos. Aqui teve mais dois. O seu esposo, já falecido, veio antes para trabalhar, e aqui foi por muitos anos marchante, comprando e revendendo gado. “Hoje estou aposentada, mas sempre trabalhei como costureira, pois meu marido não deixava eu trabalhar fora de casa”, lembrou.

Medidas de segurança na eleição

A alta no índice de idosos votando no Brasil coincide com um momento de risco para essa faixa-etária por conta da pandemia da Covid-19. Por isso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou alguns cuidados que devem ser adotados neste domingo (29), como por exemplo, o horário preferencial para os eleitores idosos votarem em suas sessões das 7h as 10h. Vale destacar que os cidadãos acima de 60 não terão exclusividade nesses horários, mas atendimento preferencial.

Existem outros cuidados que também devem ser adotados tanto pelos eleitores quanto pelos mesários, como por exemplo, o uso obrigatório das máscaras, a higienização constante das mãos, a não-realização do reconhecimento biométrico, entre outras medidas.

É preciso que todos os eleitores mantenham os cuidados de saúde por conta da pandemia. Isso porque quando o primeiro turno foi realizado, dia 15 de novembro, Boa Vista tinha 45.218 pessoas infectadas pelo coronavírus. Até o fechamento desta reportagem, às 18h10 deste sábado (28) pré-segundo turno, temos uma elevação destes novos casos para 47.072. Ou seja, um aumento de 1.854 novos casos em 13 dias.

Eleitores devem seguir as medidas de prevenção, como o distanciamento, para evitar o contágio pelo corovírus (Foto: Nizete Franco/FolhabV)