Aumenta número de candidatos e parlamentares com covid

Somente nos últimos 20 dias foram quatro pessoas confirmadas com a doença, todas ligadas à disputas para a Prefeitura Municipal de Boa Vista

As eleições municipais apontaram um aumento no percentual de parlamentares e candidatos diagnosticados com covid. Somente nos últimos 20 dias foram quatro pessoas confirmadas com a doença, todas ligadas em disputas para a Prefeitura Municipal de Boa Vista.

No dia 12 de outubro, o deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas) diagnosticou positivo para a Covid-19. Já no dia 13 de outubro, a candidata à prefeita Gerlane Baccarin (Progressistas) também recebeu o resultado positivo, mas com um quadro leve da doença. O candidato a vice-prefeito Eduardo Matias (PTB), com resultado negativo, manteve as atividades da campanha.

Dez dias depois, Hiran foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brasília. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do parlamentar, o deputado federal chegou a ficar com 40% do pulmão comprometido, mas obteve uma melhora no dia 22.

“O quadro de saúde do parlamentar é de significativa melhora, ele agradece todo apoio e orações nesse momento”, informou a assessoria na época. Gerlane permaneceu em Boa Vista, em isolamento social e participando das atividades de campanha somente por meio de live.

MDB – No dia 21 de outubro, a coligação “O Trabalho Continua” informou que a candidata à vice-prefeita Edileusa Lóz testou positivo para a Covid-19 e foi internada na UTI do HGR (Hospital Geral de Roraima). 

A informação é que Edileusa resolveu fazer tratamento em casa, mas seu quadro clínico piorou e no dia 20 a candidata foi até o HGR. Mas, por não ter vaga na UTI, foi levada para o Lotty Iris. Quando surgiu vaga foi transferida de volta para o Hospital Geral, já no dia 21. Porém, no dia 25, a coligação confirmou o falecimento de Edileusa, ex-secretária municipal de Gestão Social.

Sobre o caso, a Secretaria Estadual de Saúde informou em nota que a paciente chegou ao Hospital Geral de Roraima, em estado gravíssimo, após fazer um tratamento domiciliar de oito dias, com piora nos últimos quatro dias anteriores à internação.

“Em relação ao atendimento prestado a paciente, ela foi admitida no HGR na quarta-feira, dia 21, e transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) específica para tratamento de pacientes com COVID-19 de forma imediata. Ao dar entrada no hospital, a paciente apresentava quadro de dificuldade respiratória e várias comorbidades. A equipe médica realizou todos os protocolos vigentes para o tratamento de COVID-19, no entanto sem sucesso”, ressaltou a Sesau.

A pasta reforçou ainda que paciente evoluiu para ventilação mecânica, apresentando instabilidade hemodinâmica progressiva. “Foi instituído tratamento com todos os medicamentos, além da realização de manobras necessárias. Apesar de todos os esforços dispensados, a paciente evoluiu para óbito no dia 25 de outubro”, finalizou a Sesau.

SOLIDARIEDADE – Outra informação recebida pela Folha é que o presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier (SD) também obteve diagnóstico positivo para covid. O parlamentar apoia a candidatura do deputado federal Ottaci (SD) e da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) para a PMBV. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação de Jalser para obter informações sobre o seu quadro de saúde e aguarda retorno.