CRIMES ELEITORAIS: Saiba como denunciar

Denúncias de crimes eleitorais podem ser feitas por aplicativos, e também pelos números 191 da PRF (Polícia Rodoviária Federal); 190 da Polícia Militar; 181 da Polícia Civil, e o 153 da Guarda Municipal

Neste domingo (29), quando acontece o segundo turno das Eleições 2020, a população deve continuar atenta à propaganda irregular e aos crimes eleitorais, que podem ser denunciados por aplicativos como o Pardal e o WhatsApp. 

O Pardal está disponível nas lojas virtuais das plataformas Android e IOS e recebe denúncias de práticas irregulares ou ilegais durante as eleições, permitindo o envio de textos, imagens e vídeos com informações que auxiliem a Justiça Eleitoral na fiscalização dessas práticas.

O número disponibilizado pela Polícia Federal (PF) para utilização do WhatsApp é o (95) 3621-4693. Segundo a PF, podem ser enviadas informações, denúncias, fotos, vídeos e áudios.

O objetivo é coibir e investigar a prática de ilícitos eleitorais no pleito, garantindo a segurança dos denunciantes. “As informações são tratadas sob sigilo, não sendo necessário o fornecimento de dados pessoais, assegurando-se o anonimato do informante”, reforçou a PF.

Outros canais de denúncia estão disponíveis, como o WhatsApp do Ministério Público, no número (95) 98400 8801; o 191 da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o 190 da Polícia Militar, o 181 da Polícia Civil e o 153 da Guarda Municipal.